Neste terceiro dia de greve de aeronautas, o diretor de atendimento do Procon-SP Rodrigo Tritapepe afirmou que a “bola de neve” de atrasos e cancelamentos é ainda maior.

Em entrevista à CNN Rádio, ele disse que o consumidor “precisa buscar a companhia aérea, que tem o dever de dar a informação precisa, correta e de fácil acesso.”

Segundo Tritapepe, a falta de informação clara sobre o prejuízo “causa desconforto.”

Ele explica que o primeiro passo diante da paralisação é buscar acesso ao andamento do voo via SAC da empresa e canais de comunicação das aéreas, como nas redes sociais.

O diretor do Procon-SP reforçou que o consumidor, já que não participou do prejuízo, “não vai ter custo.”

“Essas questões de comunicação, alimentação, hospedagem, traslado, todos os gastos devem ser reunidos com os comprovantes para cobrar das aéreas.”

Ele lembra também que benefícios adquiridos na hora da compra da passagem, como assento conforto ou bagagem extra, caso não sejam fornecidos se houver rearranjo de voos, o consumidor deve exigir a devolução da diferença do dinheiro.

Mesmo se a passagem tiver sido paga por meio de agência de viagem, há “responsabilidade solidária”, ou seja, tanto as agências, quanto as companhias aéreas podem ser acionadas.

Tritapepe disse que os canais do Procon-SP estão abertos para prestar atendimento ao consumidor neste momento.

*Com produção de Nicole Fusco

Fonte: CNN Brasil