Image caption Impressão artística da sonda europeia Rosetta em órbita ao redor da Terra, em novembro de 2009 | Foto: ESA “Minha primeira vista da Terra foi alguns segundos após o lançamento”, diz a cientista Helen Sharman, a primeira astronauta britânica.

“Assim que a carenagem se separou do foguete, a luz invadiu a cabine pela janela e eu tive uma vista do Oceano Pacífico. Foi absolutamente divino, maravilhoso.”
Sharman tinha 27 anos quando foi lançada ao espaço para passar oito dias na estação espacial soviética Mir, em 1991.

Os arqueólogos brasileiros que bancaram a própria viagem para descobrir múmias de faraó no EgitoOs ratos são inocentes: pesquisa aponta que humanos espalharam a peste negra, epidemia mais mortal da históriaDurante a missão, passou todo o tempo possível observando o Planeta Azul pelas portinholas da estação.
Na sua última noite em órbita, deixou a persiana aberta para assistir ao nascer do sol repetidamente a cada 90 minutos, enquanto a estação espacial girava ao redor do planeta.
Image caption Experiência é reveladora, afirmam os astronautas | Foto: Nasa Sharman falou à BBC para nova série em vídeo 360 graus e realidade virtual, em que astronautas descrevem suas impressões ao olhar a Terra do espaço.

Fonte: BBC