Nesta edição, o WW discute as formas que o presidente Lula (PT) vai tentar atuar para driblar a crise entre os poderes. O presidente eleito se encontrou nesta quarta-feira (9), em Brasília, com os chefes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

Lula falou pela primeira vez desde que o governo de transição começou a circular pela capital federal. No discurso, ele pediu diálogo.

O apoio no Legislativo é essencial para que Lula supere um dos primeiros desafios de sua gestão que ainda nem começou: a aprovação de uma PEC que abra espaço no orçamento para a acomodação de promessas de campanha como a manutenção do valor do Auxílio Brasil e o aumento real do salário mínimo.

A roda de conversa é composta por Thais Arbex, Caio Junqueira e Raquel Landim.

William Waack também mergulha na guerra da Ucrânia, que teve um importante capítulo nesta quarta, com a retirada dos russos de Kherson. Isso significa a saída de um ponto estratégico da conquista territorial, mas que pode ter desdobramentos futuros.

E o que a eleição nos Estados Unidos pode mudar com relação à guerra?

O presidente, Joe Biden, disse que espera que a ajuda dos Estados Unidos à Ucrânia continue sem interrupção, apesar do ceticismo expresso por republicanos que parecem prestes a assumir o controle da Câmara dos Deputados.

No senado, a disputa na Geórgia, que é um dos estado-chave dessa eleição, vai para o 2º turno depois que nenhum dos candidatos teve mais de 50% dos votos.

A análise de internacional fica a cargo de Lourival Sant’Anna.

Fonte: CNN Brasil