Especialista CNN em economia Sergio Vale comentou, nesta terça-feira (12), sobre a aprovação, em primeiro turno, da PEC dos Benefícios pela Câmara dos Deputados.

Segundo Vale, com a aprovação da proposta, a inflação para o ano de 2023 pode aumentar.

“A inflação para 2023 vai ser maior que estava se imaginando. A taxa estimada em 4,5% está caminhando para 5,5% ano que vem, trazendo mais dificuldades para o Banco Central (BC) e empobrecimento para a população”, afirmou.

Além disso, Vale disse que a PEC pode trazer ter dois tipos de impactos.

“Você ajuda de um lado – gerando renda -, via crescimento, mas de outro você tira com por conta do aumento da taxa de câmbio, como estamos vendo acontecer agora. O dólar está subindo por conta do cenário internacional, mas está subindo também pelo que acontece internamente, do ponto de vista da piora fiscal”.

Votação na Câmara

Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (12), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, que prevê o reconhecimento do estado de emergência em 2022 e um pacote de R$ 41,25 bilhões em auxílios fora do teto de gastos.

No entanto, por conta de instabilidades no sistema remoto da Casa, o presidente Arthur Lira (PP-AL) suspendeu a votação, que deve ser retomada nesta quarta-feira (13). Nenhum dos destaques apresentados foram votados pelos parlamentares.

Veja mais no vídeo acima.

Fonte: CNN Brasil