O Atlético-MG voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (17), na abertura da 27ª rodada, perdeu por 1 a 0 para o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis. Bissoli, em cobrança de pênalti, marcou o único gol da partida, a primeira do técnico Lisca à frente do clube catarinense.

A derrota amplia o desempenho ruim do Atlético-MG no segundo turno do Brasileirão, com apenas 8 pontos somados em 8 jogos, todos sob o comando de Cuca, que fez seu retorno ao clube com o intuito de buscar uma arrancada para brigar pelo bicampeonato nacional. Até agora, porém, não deu certo.

Com o novo tropeço, o Atlético-MG segue estagnado no sétimo lugar, com 40 pontos, distante dos primeiros colocados e sob risco de começar a ser acossado por times que estão atrás. Assim, a busca por uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023 vai se tornando mais complicada, embora a classificação para o torneio continue sendo factível, pois até o oitavo colocado deve obter uma vaga na competição sul-americana.

De qualquer forma, o Atlético-MG pode ter ajudado no renascimento de um time que briga contra o rebaixamento no Brasileirão. Afinal, o Avaí não ganhava há nove rodadas, voltando a vencer na estreia de Lisca. E agora chegou aos 28 pontos, em 17º lugar, ainda dentro da zona da degola.

Como foi o jogo

Para o confronto na Ressacada, Cuca promoveu mudanças em todos os setores do Atlético-MG. Por opção técnica, o treinador escalou Jemerson na zaga, no lugar que era de Junior Alonso, assim como apostou em Vargas no setor ofensivo, sacando Ademir, para ter um jogador mais próximo de Sasha, já que Hulk, lesionado, voltou a desfalcar o time. Além disso, escolheu Rubens para a vaga do contundido Arana e Nacho para substituir o poupado Zaracho.

Já no Avaí, na estreia de Lisca, teve os retornos de Kevin e Bressan ao sistema defensivo, assim como de Bissoli ao ataque. E sem poder usar Matheus Galdezani, suspenso, apostou na entrada de Jean Pyerre no meio-campo.

Com essas novidades, os times, embora com investimentos bem diferentes para o Brasileirão, fizeram um primeiro tempo equilibrado na Ressacada e fraco, com muitos erros técnicos. O Atlético-MG teve mais iniciativa e construiu suas jogadas prioritariamente pelo lado esquerdo do ataque.

Foi por ali que Keno deu trabalho ao goleiro Gledson, em disparo aos 5 minutos. O time também apostou em chutes da intermediária, como aos 17 e aos 25 minutos, quando Guga e Sasha, respectivamente, não acertaram a meta. E esteve muito perto de marcar aos 41, após cobrança de escanteio, com Rafael Vaz cortando quase em cima da linha a finalização de Nacho.

O zagueiro, aliás, foi o responsável por colocar o Avaí no ataque com perigo pela primeira vez no jogo, aos 15 minutos, em falta rasteira defendida com segurança por Everson. Depois, o time da casa buscou explorar os espaços deixados pelo Atlético-MG na defesa. E deu trabalho a Rubens, improvisado na lateral esquerda. Foi ele quem fez corte providencial, aos 24 minutos, após ótimo lançamento para Bruno Silva, na sequência de erro de Jemerson. Mas também perdeu uma disputa com Pottker, já nos acréscimos, depois vendo o atacante chutar fraco, facilitando a defesa de Everson.

Na retomada do segundo tempo, Cuca mexeu no sistema defensivo do Atlético-MG, trocando Jemerson por Alonso. Porém, foi o outro zagueiro que acabou sendo decisivo. Após consulta ao VAR, o árbitro André Luiz de Freitas Castro marcou pênalti para o Avaí por entender que Nathan Silva bloqueou a bola com o braço em cobrança de falta. Bissoli, aos 9 minutos, bateu no meio do gol. Everson chegou a tocar na bola, mas ainda assim ela entrou: 1 a 0 Avaí.

E o Atlético-MG, que já não atuava bem, se desarticulou defensivamente. O segundo gol do Avaí quase saiu na sequência, aos 15, com Jean Pyerre finalizando com muito perigo após pegar rebote de chute de Bissoli, e aos 21, em cabeceio de Ranielei, depois de cobrança de escanteio, com Everson fazendo boa defesa.

Cuca, então, que já tinha colocado Calebe e Ademir em campo, também acionou Alan Kardec. O Atlético-MG ganhou terreno de jogo e passou a tentar pressionar o Avaí. Num lance confuso, em que Pablo Dyego saiu jogando errado, Keno bateu com perigo, para fora, aos 28 minutos. Depois disso, no entanto, mal conseguiu ameaçar o time catarinense, amargando a derrota em Florianópolis.

Agenda

Após o compromisso deste sábado, os times voltarão a campo pela 28ª rodada do Brasileirão diante de times paulistas. Em 25 de setembro, o Avaí vai visitar o São Paulo, no Morumbi. Já no dia 28, o Atlético-MG receberá o Palmeiras, no Mineirão. Rubens, advertido com o cartão amarelo na Ressacada, será desfalque no Galo.

Fonte: CNN Brasil