Cerca de 80 milhões de pessoas se consideram veganas no mundo, apontam as estimativas. Em Nova York, nos Estados Unidos, as opções que atendem ao público têm se espalhado de restaurantes renomados a opções vendidas em ruas a parques.

A expansão do movimento é vista até nas políticas públicas da cidade, com a rede municipal de escolas oferecendo apenas comida vegana às sextas-feiras. Além disso, às segundas-feiras, os alunos consomem refeições vegetarianas (que não possuem carne, mas podem incluir outros derivados animais, como leite e ovos).

No segundo episódio da terceira temporada do Entre Mundos, a ser exibido neste domingo (20) às 22h30, Pedro Andrade adentra à comunidade vegana de Nova York para entender se o fenômeno pode ser o início de uma revolução alimentar ou não passa de modismo gastronômico.

Um dos mais importantes ativistas da causa no local, o chef vegano e imigrante do Sri Lanka Thriu Kumar é conhecido pelas refeições que vende no Washington Square Park.

“Todo tipo de gente vem aqui e temos um fã-clube ao redor do mundo. Eu conheço pessoas do mundo inteiro todos os dias, pessoas de todo o tipo”, conta ele.

Kumar ressalta que o que faz não é apenas vender comida, mas “mostrar como o veganismo é bom para o mundo. Por isso, eu estou feliz, todos estão felizes e toda a comunidade do Village está feliz comigo aqui”.

Refletindo sobre a possibilidade de um dia os veganos representarem a maioria da população, a nutricionista e autora Twyce McQuirter afirma: “significa pessoas mais saudáveis, que vivem mais, que as pessoas tenham acesso a alimentos mais saudáveis e também significa que os animais estarão seguros, que nossas florestas estarão seguras, que os peixes irão voltar e que os oceanos serão mais saudáveis. E isso significa que nós estamos ajudando a diminuir o risco de aquecimento global”.

O Entre Mundos é exibido aos domingos, às 22h30,nas CNN e nas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil