Uma cidade chinesa provocou reação nas mídias sociais após dizer que consideraria o uso de lockdowns no caso de um surto de gripe.

A cidade de Xi’an – um ponto turístico na província de Shaanxi que abriga os famosos guerreiros de terracota – revelou um plano de resposta a emergências esta semana que permitiria fechar escolas, empresas e “outros lugares lotados” no caso de uma epidemia de gripe.

Isso gerou uma mistura de ansiedade e raiva nos sites de mídia social da China entre muitos usuários que disseram que o plano parecia desconfortavelmente semelhante a algumas das medidas estritas de Covid-zero que a China implementou durante a pandemia e que só recentemente foram abandonadas.

“Vacine o público em vez de usar esse tempo para criar uma sensação de pânico”, escreveu um usuário no Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

“Como as pessoas não entrarão em pânico, já que a proposta de Xi’an de suspender o trabalho e as atividades comerciais foi emitida sem instruções claras em nível nacional para classificar a doença?” perguntou outro.

Enquanto os casos de Covid na China estão caindo, houve um aumento nos casos de gripe em todo o país e algumas farmácias estão lutando para atender à demanda por remédios contra a gripe.

No entanto, o plano de emergência de Xi’an não será necessariamente usado. Em vez disso, descreve como a cidade de quase 13 milhões de pessoas responderia a qualquer surto futuro com base em quatro níveis de gravidade.

No primeiro e mais alto nível, diz, “a cidade pode bloquear áreas infectadas, realizar quarentenas de tráfego e suspender atividades de produção e negócios. Shopping centers, teatros, bibliotecas, museus, atrações turísticas e outros locais movimentados também estarão fechados”.

“Neste nível de emergência, escolas e creches em todos os níveis seriam fechadas e responsabilizadas por monitorar as condições de saúde dos alunos e bebês.”

A reação ocorre quando o governo central de Pequim enfatizou a necessidade de reabrir o país após a remoção de todas as restrições da Covid em janeiro.

Durante a pandemia, a China aplicou algumas das restrições mais severas do mundo à Covid, incluindo bloqueios que se estenderam por meses em algumas cidades.

Foi também um dos últimos países do mundo a encerrar medidas como testes em massa e períodos rígidos de quarentena nas fronteiras, mesmo em meio a evidências crescentes dos danos causados ​​à sua economia.

A própria Xi’an foi sujeita a um bloqueio draconiano entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, com 13 milhões de residentes confinados em suas casas por semanas a fio – e muitos ficaram sem comida e outros suprimentos essenciais.

O acesso a serviços médicos também foi afetado. Em um incidente que chocou e irritou o país, uma mulher grávida foi afastada de um hospital no dia de Ano Novo porque não tinha um teste válido de Covid-19 e sofreu um aborto espontâneo depois de finalmente ser internada duas horas depois.

Pouco antes de a China remover suas restrições da era pandêmica, o país foi abalado por uma série de manifestações contra sua política de Covid zero.

As memórias de confinamento em suas casas e de compras de pânico que em algumas áreas levaram à escassez de alimentos permanecem frescas na mente das pessoas e a ideia de um retorno às medidas no estilo Covid parece ter atingido um ponto crítico.

No entanto, algumas vozes pediam calma.

O epidemiologista Ben Cowling, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, disse que viu a lógica da mudança.

“Acho bastante racional fazer planos de contingência. Eu não esperaria que um bloqueio fosse necessário para a gripe, mas presumivelmente existem diferentes níveis de resposta”, disse ele.

Um usuário do Weibo expressou um sentimento semelhante: “É apenas a revelação de uma proposta, não a colocando em prática. É normal tomarmos precauções, pois essa onda de gripe está chegando muito forte.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil