O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) se manifestou com relação aos danos causados pelas chuvas no estado de São Paulo, que atingiu principalmente a região metropolitana. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil colocou os recursos federais à disposição do estado.

Mais cedo, o governador João Doria (PSDB-SP) cobrou atuação do governo federal. A resposta veio por meio de uma nota. Nela, o Ministério do Desenvolvimento Regional lamentou as vidas perdidas e disse que o chefe da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, está em contato com as equipes de São Paulo.

O ministro Rogério Marinho, que comanda a pasta, também me enviou uma declaração, que diz: “Estamos solidários e atentos ao problema do excesso de chuvas em São Paulo. Fizemos o alerta com a antecedência possível, e, hoje pela manhã, acionamos a Defesa Civil de São Paulo. A orientação é dar a ajuda necessária para abrigar, acolher, alimentar e cuidar da população atingida no momento em que formos demandados”.

Já o Ministério da Infraestrutura disse que não há, até o momento, registro de novas interdições nas rodovias federais em São Paulo. A pasta afirmou que há um trecho na BR-459 que tem sido interditado em momentos de chuva por  uma questão de segurança.

Esse trecho foi muito afetado por chuvas no ano passado e ainda esta em reconstrução. O Ministério disse que as as equipes do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – estão de prontidão.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou em publicação no seu perfil no Twitter que o ministério já colocou recursos federais à disposição do estado e lamentou as mortes. “Lamento cada uma das 24 vidas perdidas por conta das chuvas que atingem SP e rogo a Deus que conforte as famílias das vítimas. O @mdregional_br já colocou recursos federais à disposição do estado e o @DNIToficial está pronto p/ atuar em eventuais ocorrências nas rodovias federais.”

Fonte: CNN Brasil