17/01/201814h56A chuva intermitente que atinge Florianópolis desde a semana passada fez aumentar o número de jacarés de papo amarelo avistados na cidade, e isso tem preocupado turistas.
Entre quinta-feira (11) e esta quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros recebeu 50 chamados para recolher 20 jacarés em áreas urbanas. Em um mês comum, a média é de apenas um chamado para esse tipo de ocorrência, segundo a corporação.
Na semana passada, após a primeira onda de chuva forte na capital catarinense, guarda-vidas encontraram um jacaré no mar na Praia de Canasvieiras, uma das mais procuradas de Florianópolis. O animal, que vive habitualmente em mangue, teria chegado à praia pela inundação dos rios ou pelos canos de escoamento da água da chuva.
Diante do caso, turistas passaram a acreditar que outros jacarés poderiam estar em outras praias da cidade. Nesta quarta (17), na tentativa de tranquilizar os visitantes, a prefeitura de Florianópolis informou o jacaré em Canasvieiras foi um caso isolado e reafirmou que as praias da cidade estão seguras para banho.
“Em razão do grande volume de chuva ocorrido na semana passada, alguns animais foram deslocados de seu ambiente natural pela força da correnteza dos rios e inundação das áreas planas”, diz nota divulgada pela administração municipal.

Fonte: Folha de S.Paulo