Milhões de pessoas na China estão se preparando para um clima ainda mais quente neste fim de semana, já que mais de uma dúzia de cidades emitiram alertas vermelhos – o maior alerta de calor possível.

De acordo com a Administração Meteorológica da China, as temperaturas em 19 cidades nas províncias orientais de Zhejiang e Fujian devem ultrapassar 40ºC nas próximas 24 horas.

Outras 208 cidades e condados da China estão sob alerta laranja, o segundo maior alerta de calor que indica temperaturas acima de 35ºC.

Esse aviso abrange partes do sul e leste da China, incluindo Jiangxi, Hunan, Guangdong, Guangxi e algumas das províncias de Anhui e Henan.

A onda de calor coincide com o “Grande Calor” no sábado, tradicionalmente o dia mais quente do ano, de acordo com o calendário lunar chinês.

A China vem enfrentando altas temperaturas persistentes desde junho, com uma temperatura média de 22,1ºC, a mais alta desde 1961, segundo o Centro Nacional do Clima da China.

Nas últimas semanas, pelo menos 71 estações meteorológicas nacionais em toda a China registraram temperaturas recordes. Três cidades na província central de Hebei e uma na província sudoeste de Yunnan viram as temperaturas atingirem 44ºC.

O Observatório Meteorológico Central da China aconselhou as pessoas a evitar atividades ao ar livre, diminuir o horário de trabalho e tomar medidas de proteção contra insolação durante os períodos quentes.

A mortalidade relacionada a ondas de calor na China aumentou dramaticamente desde 1990, atingindo 26.800 mortes em 2019, de acordo com um estudo da Lancet publicado em 2020.

No início deste ano, o governo chinês divulgou um novo documento de política para melhorar sua resposta às mudanças climáticas, que disse não apenas criar desafios de longo prazo, mas também tornar o país mais vulnerável a eventos “súbitos e extremos”, como ondas de calor, seca e enchentes.

“A mudança climática já trouxe sérios impactos adversos ao sistema ecológico natural da China e continuou a se espalhar e penetrar na economia e na sociedade”, disse o governo em sua estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas.

Ele prometeu tornar a China uma “sociedade resiliente ao clima” até 2035, construindo um sistema nacional para monitorar e avaliar os riscos climáticos e aumentando as capacidades de alerta precoce.

Nectar Gan, da CNN, contribuiu com esta reportagem.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil