A China pediu a “todos os lados” que tenham moderação em relação aos testes de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte, disse o ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (25).

“Expressamos preocupação com a situação atual”, disse o porta-voz do ministério Wang Wenbin, quando questionado sobre os testes em um briefing diário.

Na quinta-feira (24), a Coreia do Norte disparou um Hwasong-17, um novo e enorme míssil balístico intercontinental, em uma ação que o líder Kim Jong Un disse ter sido projetada para demonstrar o poder de sua força nuclear e impedir qualquer movimento militar dos EUA.

Foi o primeiro teste completo de ICBM pela Coreia do Norte com armas nucleares desde 2017, e dados de voo indicaram que o míssil voou mais alto e por mais tempo do que qualquer um dos testes anteriores da Coreia do Norte antes de cair no mar a oeste do Japão.

Por meio de nota, o governo brasileiro comunicou que “condena o lançamento de míssil balístico intercontinental, realizado em 24/3, pela República Popular e Democrática da Coreia (RPDC)”.

Fonte: CNN Brasil