A China não atualiza os dados diários sobre Covid-19 no país há três dias, conforme noiticou a Bloomberg, enquanto enfrenta um novo surto da doença.

Os últimos dados divulgados são de segunda-feira (9), aumentando a preocupação global sobre o verdadeiro cenário da doença no mundo.

No mês passado, com o fim da Covid zero, as autoridades chinesas disseram que passariam a apresentar relatórios mensais como parte de sua política mais flexível, no entanto, não foi divulgado uma data para tal mudança.

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou a necessidade de dados sobre a Covid -19 na China e ressaltou a necessidade de compartilhar informações sobre as cepas em circulação, assim como se os casos têm aumentado ou diminuído.

Em dezembro, a OMS realizou uma reunião com a China sobre o aumento de casos de Covid-19 no país em busca de mais informações sobre a situação.

O grupo consultivo da OMS ressaltou a necessidade crítica e a importância de análises adicionais, bem como o compartilhamento de dados de sequenciamento para se entender a evolução do SARS-CoV-2 e o surgimento de mutações ou variantes de preocupação.

Os especialistas ressaltaram como essencial para a avaliação de risco global manter altos níveis de vigilância genômica representativa na China e no mundo, anotar sequências genômicas com metadados clínicos e epidemiológicos relevantes e compartilhar rapidamente esses dados com a comunidade científica.

(Publicado por Marina Toledo)

Fonte: CNN Brasil