A China expulsou nesta terça-feira (9) um diplomata canadense de Xangai em uma troca de palavras depois que Ottawa, capital do Canadá, disse a um diplomata chinês em Toronto para deixar o país, intensificando as relações bilaterais já tensas em meio a preocupações sobre a influência chinesa no país.

O Canadá expulsou na segunda-feira (8) o diplomata chinês Zhao Wei depois que um relatório de inteligência o acusou de tentar atingir um legislador canadense que criticava o tratamento dado pela China à minoria muçulmana uigure.

“Não toleraremos nenhuma forma de interferência estrangeira”, disse a ministra canadense das Relações Exteriores, Melanie Joly, na segunda-feira.

Em resposta às “ações irracionais” do Canadá, a China disse a Jennifer Lynn Lalonde, cônsul do consulado canadense em Xangai, para deixar a China até 13 de maio, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.

A China se reserva o direito de responder mais adiante, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

As tensões diplomáticas estão altas desde a detenção do executivo da Huawei Technologies, Meng Wanzhou, em 2018, e a subsequente prisão de dois canadenses em Pequim sob acusações de espionagem. Todos os três foram libertados em 2021.

No ano passado, Pequim suspendeu uma proibição de três anos às importações de canola, a maior safra do Canadá, das tradings Richardson International e Viterra. As restrições seguiram a prisão de Meng, mas a China citou preocupações sobre pragas. A China também é um grande importador de potássio e trigo canadenses.

A agência de espionagem Canadian Security Intelligence Service (CSIS) escreveu um relatório em 2021 sobre a influência chinesa no Canadá que incluía informações sobre ameaças potenciais ao membro conservador do Parlamento Michael Chong e sua família.

Os detalhes do relatório do CSIS vieram à tona em 1º de maio, quando o jornal canadense Globe and Mail informou que a China buscou informações sobre Chong e sua família na China em um provável esforço para “torná-lo um exemplo” e impedir que outros tomassem o governo antichinês posição.

“Não deveria ter levado dois anos para o governo tomar essa decisão”, disse Chong a repórteres após o anúncio.

A China disse que nunca interferiu nos assuntos internos do Canadá e não tem interesse em fazê-lo. O consulado-geral da China em Toronto disse que o relatório sobre Chong “não tem base factual e é puramente infundado”.

O Globe, citando uma fonte de segurança nacional não identificada, disse que Zhao estava envolvido na coleta de informações sobre Chong, que em 2021 patrocinou uma moção bem-sucedida declarando o tratamento dado pela China ao genocídio da minoria muçulmana uigure.

Chong disse que estava “profundamente desapontado” ao descobrir sobre a ameaça potencial à sua família em Hong Kong por meio de um jornal e criticou o governo de Trudeau por inação. Ele repetidamente pediu a expulsão de Zhao desde a reportagem do Globe.

Trudeau disse que descobriu o relatório de inteligência do jornal e, na quarta-feira (3), culpou a agência de espionagem por não repassá-lo a ele na época.

A agência agora foi orientada a repassar imediatamente informações sobre ameaças aos parlamentares e suas famílias.

Os meios de comunicação canadenses publicaram vários relatórios, citando fontes de inteligência anônimas, alegando esquemas executados pelo governo chinês para interferir nas duas últimas eleições do Canadá. Pequim negou essas alegações.

Trudeau disse anteriormente que a China tentou se intrometer nas votações de 2019 e 2021, mas que os esforços não mudaram o resultado. Ele nomeou um investigador especial independente para investigar as alegações.

(Reportagem adicional de Ryan Woo em Pequim; Edição de Rami Ayyub, Lisa Shumaker e Michael Perry)

Fonte: CNN Brasil