O Kansas City Chiefs venceu a 57° edição do Super Bowl, a final da liga de futebol americano dos Estados Unidos, por 38 a 35 contra o Philadelphia Eagles neste domingo (12), garantindo o terceiro título da franquia.

No intervalo da partida, o Eagles estava com a vantagem. O placar era de 24 a 14 para a equipe de Philadelphia. Contudo, no segundo tempo, o time de Kansas City lutou pelo empate e alcançou o adversário no terceiro quarto do jogo.

O destaque da partida foi para o quarterback de Kansas City, Patrick Mahomes, considerado um dos mais talentosos do esporte.

Com a vitória, o Chiefs conquista seu terceiro Super Bowl. A franquia também foi campeão em 1969, ao vencer o então Oakland Raiders (atual Las Vegas Raiders) e em 2019, quando bateu o San Francisco 49ers.

A decisão da 57º edição do Super Bowl foi disputada no State Farm Stadium em Glendale, Arizona. A partida já havia entrado para a história antes mesmo de começar.

Essa foi a primeira vez que dois quarterbacks negros se enfrentaram na decisão em mais de 100 anos de liga. São eles: Patrick Mahomes, do lado dos Chiefs, Jalen Hurts, dos Eagles. Dois jovens que foram considerados os melhores jogadores da temporada.

O Super Bowl é o evento mais assistido nos Estados Unidos. No ano passado, 110 milhões de americanos pararam para ver a transmissão da final – audiência três vezes maior que o discurso do Estado da União, quando o presidente norte-americano presta contas ao congresso.

A final da Copa do Mundo do Catar teve 17 milhões de espectadores no país. A cerimônia do Oscar, 15 milhões. E a final da NBA, a liga de basquete, outro esporte pelo qual os americanos são aficionados, atraiu 13 milhões de espectadores.

No Brasil, a NFL vem ganhando espaço a cada dia. O futebol americano, esporte desconhecido no país até o começo do século, hoje caiu no gosto das pessoas. Não à toa que, há anos, o Brasil é o segundo país que mais assiste à liga fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México.

Fonte: CNN Brasil