A reunião cara a cara entre o chanceler austríaco, Karl Nehammer, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou “não foi uma visita amigável”, disse Nehammer em um comunicado divulgado por uma autoridade austríaca após a reunião.

“Esta não é uma visita amigável. Acabei de chegar da Ucrânia e vi com meus próprios olhos o sofrimento imensurável causado pela guerra de agressão russa”, disse ele no comunicado.

Nehammer, o primeiro líder da União Europeia a se encontrar com Putin desde que a invasão da Ucrânia começou em 24 de fevereiro, disse que a conversa com o líder russo foi “muito direta, aberta e dura”.

O chanceler austríaco acrescentou que sua mensagem mais importante para Putin foi que a guerra na Ucrânia deve terminar porque “numa guerra só há perdedores de ambos os lados”, reiterando que ele esperava ajudar a acabar com a guerra ou melhorar as condições para civis.

“Abordei os graves crimes de guerra em Bucha e outros lugares e enfatizei que todos os responsáveis ​​por eles devem ser responsabilizados. Eu também disse ao presidente Putin em termos inequívocos que as sanções contra a Rússia permanecerão em vigor e continuarão sendo reforçadas enquanto as pessoas estiverem morrendo na Ucrânia”, disse Nehammer.

“Acabei de chegar da Ucrânia e vi com meus próprios olhos o sofrimento imensurável causado pela guerra de agressão russa. A viagem a Moscou e as conversas com o presidente Putin são um dever para mim. Um dever de um senso de responsabilidade de não deixar pedra sobre pedra para trazer a cessação das hostilidades ou pelo menos o progresso humanitário para a população civil em sofrimento na Ucrânia. Para mim, não há alternativa a buscar conversas diretas com a Rússia também, apesar de todas as diferenças muito grandes”, disse Nehammer no comunicado.

“A UE está mais unida do que nunca nesta questão. Também deixei claro ao presidente russo que há uma necessidade urgente de corredores humanitários para levar água potável e alimentos às cidades sitiadas e trazer mulheres, crianças e feridos. Agora, vou voltar para informar nossos parceiros europeus sobre minha conversa com o presidente russo e discutir outras medidas”, concluiu.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil