17/01/201822h16Desta vez, a culpa não é da chuva e da falta de contrato de manutenção. Os apagões registrados nos semáforos do centro de São Paulo, segundo a gestão João Doria (PSDB), são resultado da “vandalização” e dos furtos.
“Desde o Natal, houve um incremento na vandalização de semáforos do centro nunca antes vista”, diz João Octaviano Machado Neto, presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão responsável, entre outros serviços, pela gestão da sinalização semafórica da capital.
Segundo a CET, de 24 de dezembro a 14 de janeiro, 38 semáforos foram vandalizados nos cruzamentos da região.
A manutenção semafórica é feita pelas empresas Arc, Serttel e Meng desde o meio de 2017. Antes da licitação ser concluída pela gestão Doria, a capital foi tomada por cones devido falhas no funcionamento dos equipamentos –causadas pela chuva, furtos e falta de manutenção.
Agora, segundo Neto, as falhas são resultado dos furtos de fios de cobre –produto cobiçado no mercado de reciclados. “Eles destroem as caixas de controle, furtam fios e ateiam até fogo”, diz.

Os equipamentos mais atacados estão em cruzamentos movimentados, com grande circulação de gente durante o dia, mas, que à noite ficam às moscas.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: