Na última sexta-feira (18/11), a Qatar Airways expandiu de dois para três o número de voos diários partindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o Aeroporto de Hamad, em Doha. A ampliação retoma o movimento pré-pandemia, mas o objetivo da companhia aérea credenciada para a Copa do Mundo de 2022 é ir além, aumentando ainda mais a operação depois do torneio.

“O Brasil é a maior economia da América do Sul, então é muito importante que a gente mantenha o Brasil conectado com o resto do mundo, onde temos a nossa rede de alcance muito, muito ampla. O que é importante pra gente agora é aumentar as frequências de voos”, disse à CNN o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.

Hoje a única possibilidade de voo direto para o Qatar é a partida pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Mas a promessa da companhia é ampliar os pontos de partida e chegada. “O que ainda vamos continuar fazendo é continuar adicionar destinos no Brasil, para além de São Paulo. E assim continuar crescendo a rede da Qatar Airways em um futuro muito próximo”, garantiu Al Baker.

De acordo com a Fifa, os brasileiros estão entre as 10 nacionalidades que mais compraram ingressos para os jogos da Copa. O Brasil está em nono lugar na última parcial, de quase três milhões de ingressos superando os alemães.

Lideram o ranking os anfitriões, seguidos dos americanos. Os vizinhos do Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes também estão no top 10, assim como Inglaterra, México, Argentina e França.

Pra acomodar e facilitar a mobilidade de mais de um milhão de turistas, o Catar se reinventou e construiu novos hotéis e estações metrô nos últimos dez anos.

Para entrar no país, no entanto, é preciso ter o visto especial da Copa do Mundo de 2022, o chamado Hayya Card, que é obtido pela internet com a apresentação do ingresso do jogo e do comprovante de acomodação. Depois da Copa, no entanto, o plano do país é voltar a liberar o visto in loco, quando o turista chegar em Doha, segundo o CEO da Qatar Airways.

“Este processo para tirar o visto por tempo determinado é apenas temporário. Serve para termos certeza que teremos acomodações suficentes para todas as pessoas que estão vindo para o país. Não estávamos esperando centenas de milhares de pessoas. Pela primeira vez na história da Fifa, todo o torneio é realizado em um país pequeno e em uma cidade. Então, houve uma enorme pressão na infraestrutura”, disse ele à CNN.

Fonte: CNN Brasil