Equipes de emergência retiraram cerca de 600 moradores no oeste da Espanha durante a noite, em meio a um incêndio florestal atribuído a incendiários que devastou até 8.000 hectares perto da fronteira com Portugal, disseram autoridades.

Ventos fortes dificultavam o controle das chamas nas áreas de Las Hurdes e Sierra de Gata, ao norte da cidade de Cáceres, que possuem algumas das florestas mais densas da região, disseram serviços de emergência nesta sexta-feira (19).

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que planejava visitar a região da Extremadura antes das eleições locais na próxima semana, teve que cancelar a viagem, informou sua assessoria de imprensa.

Pessoas dos vilarejos de Cadalso, Descargamaría e Robledillo de Gata foram transferidas para um centro esportivo na cidade vizinha de Moraleja ou para casas de amigos e familiares, segundo a Guarda Civil.

Três estradas na região foram fechadas, acrescentaram.

“São rajadas de vento muito fortes… que dificultam os esforços para apagá-lo”, disse o comandante da Unidade de Emergência Militar, David Barona, ao canal de TV estatal 24H.

“A nuvem de fumaça está se espalhando em baixa altitude, dificultando o acesso de meios aéreos à área.”

Até 260 bombeiros e 165 soldados estão lutando contra o incêndio, disseram as autoridades.

Um total de 493 incêndios destruiu um recorde de 307 mil hectares na Espanha no ano passado, de acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais.

Fonte: CNN Brasil