O presidente peruano, Pedro Castillo, reorganizou seu gabinete na sexta-feira (5), nomeando seis novos ministros, incluindo o de Finanças, mas não conseguiu uma reforma completa ao manter o primeiro-ministro Anibal Torres em seu cargo.

O presidente escolheu Kurt Burneo, um economista de centro-esquerda que atuou como vice-ministro da Economia no início dos anos 2000 sob o presidente Alejandro Toledo, para substituir Oscar Graham no cargo-chave de ministro das Finanças.

Burneo é ex-diretor do Banco Central do Peru e ex-presidente do Banco da Nação.

Nas redes sociais, Castillo disse não aceitar a renúncia de Torres no início desta semana, e que o primeiro-ministro continua comprometido em trabalhar para o país.

Manter Torres como chefe de gabinete significa que o Executivo não terá que buscar um novo voto de confiança do Congresso, eliminando um risco importante.

A decisão de Castillo ocorre em meio a fortes tensões com o Congresso. A legislatura negou nesta semana o pedido do presidente de viajar para a posse presidencial da Colômbia, uma rejeição sem precedentes de um procedimento que no passado era tratada como rotina.

A presidência de Castillo tem enfrentando cada vez mais instabilidade política e alegações de corrupção.

Os promotores abriram cinco investigações criminais contra o presidente, e alguns legisladores estão pedindo um impeachment pela terceira vez.

Fonte: CNN Brasil