As carteiras recomendadas apuradas pelo CNN Brasil Business destacaram que o afrouxamento das políticas de zero-Covid da China pode impulsionar o preço das matérias-primas, principalmente o minério de ferro e o petróleo, o que afeta o lucro das companhias.

Jennie Li, estrategista de ações da XP, afirmou que as companhias que trabalham com commodities estão pagando bons dividendos e estão projetadas para pagar valores altos no futuro.

O pagamento de dividendos depende dos números da cada companhia e, portanto, está ligado a questões macroeconômicas, setoriais e individuais de cada empresa, devido às influências no desempenho corporativo. Podendo ser pago de forma mensal, trimestral ou semestral.

De todo modo, a estrategista de ações da XP declara ser importante ficar atento ao histórico de pagamentos de uma companhia, para saber se a empresa consegue pagar bons dividendos de forma recorrente – ou se isso aconteceu em um momento específico.

Pedro Serra, chefe de pesquisas da Ativa Investimentos, afirmou ser “sempre importante buscar uma diversificação setorial para diminuir os riscos da carteira”.

A inflação também tem sido levada em conta pelos analistas. Como as companhias elétricas, cita Jennie, porque as empresas do setor tem contratos ajustados pela taxa, “então são mais resilientes e protegidas em um cenário de custos subindo”.

Desde janeiro, o indicador oficial de inflação, o IPCA, mensurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já apresenta alta acumulada de 4,78%.

Carteira de dividendos

Para criar a carteira de dividendos deste mês, o CNN Brasil Business reuniu as recomendações de oito bancos e corretoras: Planner, Santander, Ativa, Guide, XP, NuInvest, Órama e Terra.

Semelhante à carteira recomendada para junho, o Banco do Brasil, Petrobras e Engie seguiram como as empresas mais indicadas para o mês. E quem dividiu o segundo lugar com a distribuidora de energia – com quatro recomendações –  foi a Vale.

Veja o que especialistas comentaram sobre as companhias mais indicadas:

Petrobras

Ação: PETR4

Comentário: Guide

A companhia segue apresentando bons volumes de produção e redução no seu lifting cost (custo de extração) com maior participação das operações do pré-sal no portfólio. Esperamos a entrada em operação de novos poços a médio prazo, contribuindo para o aumento na produção.

No 1º trimestre, a receita líquida totalizou R$ 141,6 bilhões, crescimento de 5,6% na comparação trimestral. A empresa justifica o crescimento pela alta de 27% no preço do brent, ao maior volume de vendas de petróleo no mercado em razão da venda da Refinaria de Mataripe (RLAM) e ao maior volume de exportação de petróleo.

Banco do Brasil

Ação: BBAS3

Comentário: Terra Investimentos

Acreditamos que o Banco do Brasil vem apresentando forte crescimento de crédito (especialmente no crédito rural e em alguns segmentos para pessoas físicas) e boa qualidade da carteira e está pronto para apresentar números fortes em 2022, colocando a instituição em um grande desconto em relação aos seus pares, e garantindo um retorno interessante em termos de dividendos para o acionista.

Atualmente, o BB é negociado a 5 vezes Preço/Lucro (P/L) contra a média dos pares brasileiros de nove vezes. Essa é uma métrica usada para compreender o quão barato ou caro está o preço de uma ação.

Engie

Ação: EGIE3

Comentário: XP

Em junho, embora a Engie tenha superado o índice Ibovespa, as ações apresentaram desempenho negativo. Não vemos notícias relevantes e atribuímos o resultado às condições de mercado.

Continuamos a acreditar que a distribuição de dividendos da Engie se mantenha em 2022 para o patamar de distribuição de 100% dos lucros, tendo em vista a situação confortável de liquidez da companhia.

Estimamos um dividend yield médio de 9,7% em 2022.

Vale destacar que nos termos do estatuto social da Engie, é obrigatória a distribuição aos acionistas de dividendos que não sejam inferiores a 30% do lucro líquido da companhia, de acordo com os termos da legislação societária.

No entanto, a empresa vai além, tendo praticado uma política indicativa de pagamento mínimo de 55% do lucro líquido ajustado.

Vale

Ação: VALE3

Comentário: Santander

Esperamos que a demanda por minério de ferro de alta qualidade continue no curto prazo, beneficiando a empresa devido ao  incremento do projeto S11D (localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará), que aumentou a oferta da commodity de maior qualidade da companhia.

Ao mesmo tempo, o conselho de administração da Vale aprovou um novo programa de  recompra de ações (limitado a 500 milhões de papéis ou quase 10% do total de ativos em circulação, com duração de 18 meses), que reforça  o foco na remuneração aos acionistas e, a nosso ver, pode levar a uma reação positiva do mercado para as ações da Vale.

Fonte: CNN Brasil