A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entregou sua arma para a Polícia federal (PF) nesta terça-feira (27), em São Paulo. 

A entrega havia sido ordenada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na decisão, o ministro afirmou que diante das informações colhidas até o momento, há indícios de um uso da arma “para além dos limites da autorização de legítima defesa”.

Quem fez a entrega da arma foi a irmã da deputada federal, Paula Zambelli. Foram entregues uma pistola 9mm de cor preta e um carregador com 12 munições.

A solicitação da PGR diz respeito ao episódio, na véspera do 2º turno das eleições deste ano, no qual Carla Zambelli correu atrás de um homem negro com a arma em punho na região dos Jardins, na capital paulista.

No dia 29 de outubro, a deputada federal foi abordada e se desentendeu com apoiadores de Lula. Ela sacou uma arma e apontou em direção ao homem, e o perseguiu até um estabelecimento comercial.

O Policial Militar que acompanhava a deputada chegou a efetuar um disparo que, segundo a perícia, foi constatado como acidental. Ninguém ficou ferido.

Na ocasião, a deputada disse que agiu de tal maneira em “defesa da honra”. Ela chegou a dizer que foi empurrada pelo homem, versão desmentida pelos vídeos feitos pelas pessoas que passavam na rua e registraram a confusão (assista abaixo).

Veja sequência de vídeos da confusão envolvendo a deputada Carla Zambelli

Zambelli está na Itália

Na decisão do último dia 19, Gilmar Mendes deu 48 horas para a entrega da arma e suspendeu a autorização de porte de armas da parlamentar.

Como ela está na Italia, não entregou no prazo definido. Se não cumprisse a decisão, Carla Zambelli poderia ser presa.

Em nota, a assessoria da deputada federal afirmou que embora não tenha ocorrido a publicação oficial da decisão, Carla Zambelli procedeu com a entrega voluntária da pistola às autoridades policiais.

Zambelli recorreu da decisão ressaltou que o porte de arma é essencial para sua proteção, em decorrência de diversos ataques e ameaças que recebe constantemente.

Fonte: CNN Brasil