O brasileiro Felipe Drugovich venceu as duas corridas da Fórmula 2 no GP da Espanha deste fim de semana. Com os resultados, o piloto da MP Motorsport, que começou o fim de semana dois pontos atrás de Théo Pourchaire, agora lidera o campeonato com 86 pontos, 26 a mais que o rival.

Na corrida Sprint — prova de menor duração disputada no sábado (21) –, o brasileiro largou em quarto, assumiu a ponta já na primeira curva e garantiu a vitória após controlar a distância para os adversários por 26 voltas.

Neste domingo (22), Drugovich largou em décimo e fez diversas ultrapassagens para assumir a liderança antes das paradas de troca de pneus. Nos pit-stops o brasileiro teve um problema com uma roda presa e voltou à pista em desvantagem.

Com mais duas ultrapassagens sobre os rivais, o paranaense recuperou a liderança e garantiu mais uma vitória no circuito da Catalunha. Foi a primeira vez que um piloto venceu todas as corridas de um mesmo fim de semana, desde que a F2 substituiu a GP2, em 2017.

Em 2021, Drugovich já soma três vitórias e mais um terceiro lugar em oito provas disputadas.

Seus principais adversários na luta pelo título não tiveram um bom fim de semana na Espanha. Protegido da Alfa Romeo e vice-líder do campeonato, Pourchaire, somou apenas 8 pontos, enquanto o indiano Jehan Daruvala, piloto júnior da Red Bull, marcou apenas 5 e chegou a 41 na temporada.

Drugovich, natural de Maringá (PR), corre na F2 há três anos e já conquistou seis vitórias, 12 pódios e duas poles na categoria. Ele começou sua carreira em campeonatos de monoposto em 2016, na Fórmula 4 da Alemanha, onde terminou em terceiro um ano depois. Em 2018, o brasileiro conquistou três títulos; na MRF Challenge, na Euroformula Open e na F3 espanhola.

Apesar de uma carreira com bons resultados, Drugovich ainda não conta com o apoio de nenhum time da Fórmula 1 e pilota pela MP Motorsport, equipe holandesa que está na F2 desde 2017 e que tem como melhor resultado a sexta posição nos campeonatos de 2017, 2020 e 2021. Seu companheiro de equipe, o francês Clément Novalak, soma 22 pontos e está em 14º no campeonato.

As provas na Espanha marcaram o quarto compromisso da Fórmula 2 em 2022, de um total de 14 etapas duplas. As próximas corridas serão disputadas no GP de Mônaco, entre os dias 25 e 28 de maio.

Fonte: CNN Brasil