O Brasil já aplicou mais de um milhão de doses da vacina bivalente contra a Covid-19, conforme mostram dados do Vacinômetro do governo federal. As injeções atualizadas começaram a ser aplicadas na última segunda-feira, 27 de fevereiro. O país vive momento de aumento de casos da doença.

A última atualização do painel do Ministério da Saúde ocorreu na madrugada deste sábado (4), e indica 1.019.082 doses bivalentes administradas. A orientação da pasta é que, por enquanto, o imunizante atualizado seja aplicado em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença causada pelo coronavírus:

  • idosos acima de 70 anos;
  • pessoas imunocomprometidas;
  • funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes;
  • indígenas;
  • ribeirinhos;
  • e quilombolas.

São Paulo é responsável por cerca de cinco de cada dez (48,33%) doses aplicadas no país, tendo administrado, no total, mais de 492 mil. Rio de Janeiro (12,65%) e Rio Grande do Sul (8,1%) aparecem logo em seguida no ranking dos estados que mais aplicaram doses, responsáveis pela aplicação de 128.918 e 82.528 injeções, respectivamente.

Acre, Amapá e Roraima, menos populosos, foram as unidades da federação que, por ora, administraram menos doses. Eles aplicaram, respectivamente, 246, 716 e 909 injeções.

Conforme mostrou o Estadão, a vacina bivalente é significativamente mais eficaz em evitar as internações e mortes por covid em relação aos imunizantes originais. A conclusão está em dois estudos preliminares feitos nos Estados Unidos e na Escandinávia e publicados recentemente. A eficácia da vacina mais recente quando usada como segunda dose chega a 80%, contra 65% da inicial.

As vacinas chamadas de bivalente induzem a produção de anticorpos contra a cepa original do vírus SarsCov-2 e também das novas variantes que surgiram ao longo da pandemia e hoje são predominantes. Por isso, segundo especialistas, elas são as mais eficientes dentre as disponíveis atualmente.

A marca de um milhão de doses aplicadas é atingida em meio a um aumento de casos da Covid no país, após as comemorações do Carnaval. Conforme mostrou o Estadão, testes apontam alta de 20% em positividade para a doença na semana do Carnaval, e casos de síndrome respiratória grave por Covid aumentaram em 16 estados.

Capital paulista amplia público elegível

Na capital paulista, todos os idosos acima de 60 anos poderão receber a dose atualizada a partir da próxima segunda-feira (6). No momento, a cidade vacina idosos acima de 70 anos, além de pessoas maiores de 12 que são imunocomprometidas, indígenas, residentes de instituições de longa permanência e trabalhadores destes locais.

* Colaborou Roberta Jansen

Fonte: CNN Brasil