O último jogo da Seleção Brasileira pela fase de grupos na Copa do Mundo do Catar, que será disputada inteiramente por reservas, e a transição do governo do presidente eleito Lula (PT), que confirmou a mais de um interlocutor dois nomes para ministérios, estão entre os destaques desta sexta-feira (2).

Brasil joga com reservas para garantir 1º lugar do grupo na Copa; veja tabela

A Seleção Brasileira enfrenta Camarões nesta sexta-feira (2) para garantir o primeiro lugar do grupo G na Copa do Mundo do Catar. O time que vai a campo é inteiramente reserva.

A provável escalação para a partida conta com Ederson; Alex Telles, Bremer, Éder Militão, Daniel Alves; Fred (Bruno Guimarães), Fabinho, Rodrygo (Éverton Ribeiro); Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus (Pedro) e Antony.

A bola rola no Estádio Lusail às 16h (horário de Brasília). Um empate basta para confirmar o Brasil na liderança da chave. Se Camarões quiser seguir para a fase mata-mata, somente a vitória serve. Ainda assim, a vaga pode ser definida no saldo de gols.

Em conversas em Brasília, Lula confirma Múcio na Defesa e Dino na Justiça

Na série de conversas que tem tido em Brasília durante esta semana, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou a mais de um interlocutor que o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho será ministro da Defesa e o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) comandará a Justiça.

À CNN, esses interlocutores de Lula afirmaram que o presidente eleito fez questão de destacar a decisão em relação aos dois ministérios. Múcio Monteiro, que também foi ministro das Relações Institucionais (2007-2009), deve ter seu nome confirmado na Defesa nos próximos dias. A expectativa dentro do gabinete da transição é que o petista faça o anúncio junto com a indicação dos futuros comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Múcio, que tem relação com Lula de longa data, é apontado como um habilidoso articulador político, além de ter boa relação com as Forças Armadas. A avaliação é que ele terá capacidade de reestabelecer pontes com os militares.

Equipe de transição prevê reformulação do Itamaraty em novo governo

A equipe de transição de governo eleito responsável pela área de relações internacionais sugeriu em seu relatório uma reestruturação do Itamaraty para se adaptar à política externa que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende implementar a partir de janeiro. Segundo integrantes do grupo, uma das ideias é fortalecer algumas áreas a partir do desmembramento e reformulação das secretarias.

Seria criada por exemplo uma Secretaria de América Latina, desmembrando a região que hoje fica abrigada na Secretaria das Américas.

Também seria criada uma Secretaria para África e outra para Oriente Médio, que hoje estão abrigado em uma única secretaria.

Rosa Weber libera para julgamento ações sobre o orçamento secreto

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento os processos que questionam a legalidade das emendas de relator, o chamado orçamento secreto. Ela é a relatora dos processos.

A data, entretanto, ainda não foi divulgada, mas a analista de política da CNN, Thaís Arbex, tem a informação de que o julgamento pode ser dia 7 ou 14 de dezembro.

Em novembro do ano passado, a ministra suspendeu o orçamento secreto com uma liminar.

No mês seguinte, ela flexibilizou a própria decisão e liberou o pagamento das emendas de relator, desde que houvesse transparência na distribuição dos recursos.  A decisão foi confirmada pelo plenário do STF.

Bolsonaro não vai a último compromisso internacional que teria como presidente

Há um mês do fim do mandato de presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), não vai aproveitar a última oportunidade que teria para comparecer a um evento diplomático internacional como chefe de Estado brasileiro.

CNN apurou com fontes do Itamaraty que Bolsonaro não irá ao Uruguai para a Cúpula do Mercosul, na semana que vem. Em seu lugar, de acordo com essas fontes, devem viajar o vice-presidente – e senador eleito pelo Rio Grande do Sul – Hamilton Mourão (Republicanos), e o ministro de Relações Exteriores, Carlos França.

A 61ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil