A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo

Bósnia-Herzegovina revive fantasma da guerra com nacionalismo em alta

8 abril 2022

O acordo de paz que mantém a Bósnia-Herzegovina unida há quase 30 anos está sob ameaça.

Pouco menos de três décadas depois da guerra que devastou a região dos Bálcãs na década de 1990, grupos nacionalistas sérvios em ascensão se mostram dispostos a lutar novamente batalhas antigas.

Com o colapso da Iugoslávia – e o sangrento conflito que sucedeu à queda – dezenas de milhares de pessoas morreram e outras centenas de milhares tiveram de deixar suas casas por medo de serem vítimas da limpeza étnica que, em alguns casos, envolvia o uso do estupro como arma de guerra.

O conflito cessou em 1995 com um tratado de paz que dividiu o país em duas partes: uma federação muçulmano-croata e a República Sérvia da Bósnia, ambas governadas por uma entidade federal com Parlamento comum e um triunvirato presidencial.

Desde então, ao longo de anos de estagnação econômica, corrupção e instabilidade política, líderes de todos os lados usaram as mágoas e a divisão do passado para tentarem chegar ao poder.

O correspondente da BBC, Jeremy Bowen, esteve na Bósnia nos anos 1990 e cobriu todo o conflito. Ele voltou ao país para entender como traumas do passado ainda assombram a população do país.

Confira no vídeo.

Fonte: BBC

Marcações: