• Jasmine Andersson
  • BBC News

Há 22 minutos

O ex-premiê Boris Johnson

Crédito, Reuters

O ex-premiê Boris Johnson

Boris Johnson desistiu da corrida para se tornar líder do Partido Conservador e assim retornar ao cargo de premiê britânico. Ele disse que tinha o apoio para continuar, mas “simplesmente não seria a coisa certa a fazer”.

O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak e a ex-ministra de Defesa do Reino Unido Penny Mordaunt são os únicos restantes na disputa interna que será definida nesta segunda (24/10).

No sistema parlamentarista britânico, o primeiro-ministro costuma ser o líder do partido que obteve o maior número de cadeiras no Parlamento, desde que sozinho ou em coligação alcance a maioria na Câmara dos Comuns.

Atualmente, o Partido Conservador conta com uma ampla maioria de 357 parlamentares, de modo que pode escolher um novo líder e elevá-lo ao cargo de primeiro-ministro sem a necessidade de buscar apoio adicional de outros partidos ou convocar eleições gerais.

De acordo com um levantamento da BBC, Sunak tem o apoio de 153 deputados, enquanto Mordaunt tem 25.

A eleição interna está sendo realizada porque Liz Truss passou apenas 45 dias como primeira-ministra do Reino Unido e renunciou ao cargo de líder do conservadores na quinta-feira (20/10). Ela se tornou a premiê que ficou por menos tempo no cargo na história.

Os candidatos precisam do apoio de pelo menos 100 deputados para avançar na votação. O ex-premiê sustentava que era apoiado por 102 deles.

Em um comunicado, Johnson havia dito que queria entrar na corrida porque liderou o partido a uma grande vitória nas eleições gerais há três anos. “Acredito que estou, portanto, em uma posição única para evitar uma eleição geral agora.”

Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças do Reino Unido

Crédito, Reuters

Rishi Sunak se torna o favorito para disputa

“No decorrer dos últimos dias, infelizmente cheguei à conclusão de que isso simplesmente não seria a coisa certa a fazer. Você não pode governar efetivamente a menos que tenha um partido unido no parlamento.”

Ele disse que procurou Sunak e Mordaunt porque “esperava que pudéssemos nos unir pelo interesse nacional – infelizmente não conseguimos encontrar uma maneira de fazer isso.

“Por isso, temo que a melhor coisa seja não permitir que minha nomeação avance e entrego meu apoio a quem tiver sucesso.

“Acredito que tenho muito a oferecer, mas temo que este não seja o momento certo.”

Fontes próximas a Sunak disse à BBC que, apesar de a notícia indicar uma vantagem considerável à sua campanha, ele não está “tomando nada por garantido”.

Presentational grey line

Crédito, Getty Images

Fonte: BBC