O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, na tarde deste domingo (26), em que aparece ao lado do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães.

Além de Guimarães, aparecem outras pessoas, entre eles o cantor sertanejo Rick, da dupla com Renner, que toca violão. “Vou cantar essa música aqui para o nosso presidente porque, assim como eu, ele tem uma filha. E essa música foi feita para pais de verdade, pra quem realmente sabe o que significa essa palavra pai”, diz o sertanejo.

O grupo parece estar em um churrasco. Bolsonaro veste uma camisa do Sport Club do Recife, e Guimarães uma camiseta verde e amarela em que se lê “brazilian soul, “alma brasileira”, em tradução livre.

Não é possível identificar o local. O ex-presidente Bolsonaro foi para a Orlando, nos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, antes do término de seu mandato, e não participou da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, quando ocorre a passagem da faixa presidencial entre os presidentes.

Durante palestra nos Estados Unidos no sábado 11 de fevereiro, Bolsonaro confirmou que pretende retornar ao Brasil “nas próximas semanas”. “Eu também quero retornar ao Brasil. Pretendo retornar ao Brasil nas próximas semanas”, disse na ocasião, sem especificar quando.

Pedro Guimarães foi presidente da Caixa até junho de 2022, quando teve que deixar o cargo após funcionárias do banco relatarem casos de assédio sexual e moral que teriam sofrido por parte de Guimarães.

Guimarães nega as acusações. José Oliveira Lima, advogado de Pedro Guimarães, afirmou à CNN, em julho do ano passado, que seu cliente “quer a apuração mais rigorosa” das denúncias de assédio contra funcionárias do banco e que ao final “ficará provada a inocência de Guimarães”.

De acordo com o advogado, o ex-executivo da Caixa “não tem receio” das acusações e dos processos que enfrentará.

Na época, Bolsonaro comentou que Guimarães havia “pedido afastamento” da presidência do banco público, cargo que ocupava desde o começo de seu governo, em 2019.

Ao ser questionado por um apoiador se teria algo a dizer sobre o “caso de assédio na Caixa”, Bolsonaro afirmou que o ex-presidente do banco “já foi afastado”. Logo depois, o próprio presidente se corrigiu. “Ou melhor, ele pediu afastamento”, disse em frente ao Palácio da Alvorada.

O presidente não entrou em detalhes sobre o caso. Guimarães era próximo ao chefe do Executivo e participava frequentemente das lives realizadas por Bolsonaro.

*Publicado por Ana Carolina Nunes

Fonte: CNN Brasil