Após se reunir com membros da União Europeia para discutir a guerra da Rússia contra a Ucrânia, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou, nesta sexta-feira (4), que o sofrimento ainda pode piorar no país do Leste Europeu, e garantiu que os EUA defenderão “cada centímetro da Otan“.

Blinken comentou que as forças russas estão procurando cercar as principais cidades da Ucrânia, incluindo a capital Kiev; o secretário destacou o aumento da utilização de “métodos brutais” e o ataque à população civil.

“A expectativa – que é terrível –  é que o sofrimento que vivemos provavelmente vai piorar antes de melhorar, isso vai acontecer enquanto a Rússia empreender esses métodos, infelizmente essa é a maior probabilidade, por mais que estejamos fazendo todo o possível para trazer um resultado diferente”, disse Blinken.

O secretário de Estado destacou a união dos países ocidentais e o isolamento da Rússia, e afirmou que os Estados Unidos defenderão o território da Otan com “determinação”.

“Continuaremos a defender a nossa segurança coletiva e diminuir a escalada da guerra da Rússia, inclusive promovendo o artigo n.º 5 da carta da ONU, onde o ataque contra um é o ataque contra todos. Não buscaremos um conflito contra a Rússia, mas como o presidente Biden falou nós defenderemos cada centímetro do território da Otan; ninguém deve duvidar da nossa determinação e prontidão”, disse.

A invasão da Ucrânia continuará a aumentar os custos para o presidente Vladimir Putin, complementou Anthony Blinken, nesta sexta-feira.

“Dezenas de milhões de russos sofrerão por causa das decisões perigosas tomadas por um pequeno círculo de líderes corruptos e seus comparsas. A menos que o Kremlin mude de rumo, continuará no caminho do crescente isolamento e dor econômica”, afirmou.

“A Rússia nunca esteve tão isolada, nunca estivemos mais unidos”, complementou o secretário norte-americano.

Fonte: CNN Brasil