O magnata da moda japonesa Yusaku Maezawa escolheu oito passageiros que, segundo ele, irão acompanhá-lo em uma viagem ao redor da lua, impulsionada pela espaçonave Starship da SpaceX, ainda a ser voada.

A missão, chamada “Dear Moon” (Querida Lua, em tradução livre), foi anunciada pela primeira vez em 2018.

Maezawa inicialmente pretendia levar um grupo de artistas com ele em uma viagem de seis dias ao redor da lua, mas depois anunciou que havia expandido sua definição de “artista”.

Em vez disso, ele disse que estaria aberto a pessoas de todas as esferas da vida, desde que se vissem como artistas, disse Maezawa em um anúncio em vídeo no ano passado.

Os tripulantes escolhido foram: o DJ americana Steve Aoki, o youtuber Tim Dod, o artista multidisciplinar tcheco Yemi A.D., o fotógrafo irlandês Rhiannon Adam, o fotógrafo Karim Iliya, o ator indiano Dev Joshi, o documentarista Brendan Hall e o rapper sul-coreano Choi Seung Hyun, que atende pelo nome artístico T.O.P.

Tripulação da “Dear Moon” / Divulgação

“Não posso perder esta oportunidade”, disse Aoki em um anúncio em vídeo. “Minha alma está, está implorando por isso”.

Uma equipe reserva composta pela snowboarder olímpica norte-americana Kaitlyn Farrington e pela dançarina japonesa Miyu também foi selecionada.

A Dear Moon ainda anuncia que sua missão decolará em 2023, embora o novo sistema de foguetes e espaçonaves da SpaceX, conhecido como Starship, ainda não tenha realizado seu primeiro voo de teste orbital.

Maezawa está pagando uma quantia não revelada pela viagem e disse que levará seus passageiros gratuitamente.

Havia dois critérios principais para selecionar os companheiros de viagem de Maezawa, observou o site da missão: os candidatos deveriam procurar “forçar os limites” em seu campo de trabalho, indo ao espaço “para ajudar outras pessoas e a sociedade em geral de alguma forma” e eles devem estar dispostos a apoiar seus companheiros de tripulação durante a viagem.

Em um ponto do ano passado, Maezawa também disse que usaria um programa de namoro para procurar um “parceiro de vida” que se juntaria a ele na jornada. Mas depois ele cancelou esses planos, dizendo que tinha “sentimentos confusos” sobre participar do empreendimento.

Desde que a missão Dear Moon foi anunciada pela primeira vez, Maezawa fez sua primeira viagem ao espaço, fazendo uma viagem autofinanciada de 12 dias para a Estação Espacial Internacional. Essa viagem de dezembro de 2021 fez uso de uma espaçonave russa Soyuz.

Foguete é um trabalho em andamento

O enorme foguete Starship da SpaceX ainda está em desenvolvimento nas instalações de testes da empresa no sul do Texas.

Alguns protótipos iniciais realizaram breves “testes de salto”, alguns dos quais voaram alguns quilômetros acima da Terra, mas a empresa ainda não testou o Super Heavy, um gigantesco foguete de 69 metros que será necessário para impulsionar a espaçonave Starship de 50 metros para a órbita da Terra ou além.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse há meses que estará preparado para realizar o teste em breve, embora a empresa ainda esteja aguardando uma licença de lançamento dos reguladores federais.

Musk havia dito anteriormente que esperava que a Starship realizasse voos regulares até 2023, mas não está claro se a SpaceX cumprirá esse prazo.

A indústria aeroespacial é conhecida por projetos que levam muito mais tempo – e registram despesas muito mais altas – do que o inicialmente previsto.

Se os primeiros voos de teste da Starship forem bem-sucedidos e a missão Dear Moon decolar, a tripulação de Maezawa poderá ser o primeiro grupo de cidadãos a se aventurar além da órbita baixa da Terra.

Espera-se que a missão de seis dias passe três dias chegando ao seu destino e faça uma viagem de estilingue ao redor da lua antes de retornar à Terra.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil