O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está interessado em conversar novamente com o líder chinês Xi Jinping, de acordo com John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional.

Xi está atualmente em Moscou em uma visita de três dias organizada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Nada foi agendado entre os líderes dos EUA e da China ainda, disse Kirby. As autoridades americanas querem ter certeza de que “é no momento apropriado”, acrescentou.

“É importante mantermos essas linhas de comunicação abertas, principalmente agora, quando as tensões estão tão altas”, disse.

Biden se reuniu com Xi por três horas em novembro, à margem da cúpula do G20 em Bali.

Foi o primeiro encontro pessoal desde que Biden assumiu o cargo.

Na época, o presidente disse a repórteres que era “aberto e sincero” com Xi sobre a gama de assuntos em que Pequim e Washington discordam.

Kirby também disse que os EUA querem reagendar a visita do secretário de Estado Blinken a Pequim. Foi adiado em fevereiro em resposta ao voo de um suposto balão espião chinês.

Blinken pretende viajar para a China “na primeira oportunidade, quando as condições permitirem”, disse um funcionário do Departamento de Estado no mês passado, embora o funcionário não tenha entrado em detalhes sobre quais condições os EUA estão observando.

Kirby também disse que os EUA estão tendo “discussões ativas” com a China sobre a visita da secretária do Tesouro, Janet Yellen, e da secretária de Comércio, Gina Raimondo, ao país.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil