O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perguntou na quarta-feira (28) se uma congressista que morreu no mês passado estava presente em uma conferência sobre insegurança alimentar na Casa Branca.

No evento, o primeiro do tipo sobre fome da Casa Branca desde 1969, o chefe de Estado aproveitou um momento durante seus comentários para creditar uma lista de autoridades eleitas.

Todos os políticos que ele listou foram responsáveis por um projeto de lei que estabeleceu o evento, e a falecida deputada republicana de Indiana Jackie Walorski foi co-patrocinadora.

“Quero agradecer a todos vocês aqui por incluírem políticos eleitos pelos dois partidos, como o deputado (Jim) McGovern, o senador (Mike) Braun, o senador (Cory) Booker, deputada – Jackie, você está aqui? Onde está Jackie? Acho que ela não está aqui – para ajudar a tornar isso realidade”, disse Biden.

Walorski, que tinha 58 anos, morreu no mês passado em um acidente de carro, que também vitimou dois de seus funcionários. Ela começou a servir no Congresso em 2013. Antes de sua morte, a deputada era co-presidente do House Hunger Caucus.

Quando questionada por repórteres sobre o comentário na quarta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente estava, de fato, se referindo a Walorski.

“Ele estava nomeando os campeões do Congresso nesta questão e estava reconhecendo seu trabalho incrível. Ele já havia planejado receber a família da deputada na Casa Branca na sexta-feira. Haverá uma assinatura de lei em sua homenagem na próxima sexta-feira (30), então, é claro, ela estava em sua mente”, destacou Jean-Pierre.

“Ela era a principal referência para o presidente. Ele está ansioso para discutir seu notável legado de serviço público com eles quando vir a família dela na próxima sexta-feira”, acrescentou.

Biden emitiu uma declaração após a morte da parlamentar, dizendo que tanto ele quanto a primeira-dama Jill Biden ficaram “chocados e tristes” com sua morte. A Casa Branca também hasteou bandeiras a meio mastro em homenagem.

“Podemos ter representado diferentes partidos e discordado em muitas questões, mas ela era respeitada por membros de ambos os partidos por seu trabalho no Comitê de Formas e Meios da Câmara, no qual atuou”, relembrou o presidente americano no mês passado.

“Ela também atuou como co-presidente do House Hunger Caucus, e minha equipe e eu apreciamos sua parceria enquanto planejamos uma histórica Conferência da Casa Branca sobre Fome, Nutrição e Saúde neste outono, que será marcada por seu profundo cuidado com as necessidades da América rural”, ressaltou à época.

No final de um painel um pouco mais tarde durante a conferência sobre a fome, a diretora do Conselho de Política Doméstica da Casa Branca, Susan Rice, mencionou Walorski e o restante do grupo do Congresso responsável por propiciar o evento.

“Todos, por favor, juntem-se a mim para agradecer aos senadores Booker e Braun, ao presidente McGovern e à falecida Jackie Walorski por sua extraordinária liderança para tornar isso possível. Não estaríamos aqui sem eles”, observou.

Casa Branca fica na defensiva

Jean-Pierre se irritou com os repórteres quando eles perguntaram repetidamente sobre os comentários de Joe Biden na conferência. Apesar de vários questionamentos sobre o assunto durante a coletiva de imprensa, ela se recusou a reconhecer se ele havia cometido um erro.

Em vez disso, ela insistiu que a falecida congressista estava na mente do presidente quando ele fez o comentário e a certa altura chamou um jornalista de “rude” por pressionar o assunto.

Quando Jean-Pierre ouviu as observações do presidente sobre Walorski, ela respondeu: “Compreendo totalmente. Eu acabei de explicar – ela estava na mente [dele]. Você sabe, o que pudemos testemunhar hoje e o que o presidente conseguiu levantar nesta conferência, neste evento, foi como seu foco em querer lidar, combater a insegurança alimentar na América. E é algo que ele estava levantando e honrando.”

Quando Phil Mattingly, da CNN, pressionou a porta-voz sobre por que o presidente estar procurando a deputada na conferência, a representante afirmou: “Não acho que seja tão incomum ter alguém em mente, especialmente porque é um grande evento”.

Ela negou que o chefe de Estado estivesse confuso ou que houvesse algo errado no teleprompter.

Jean-Pierre disse que o repórter perguntando se havia algum tipo de erro estava “tirando muitas conclusões precipitadas”, acrescentando: “Se fosse esse o caso, eu teria afirmado isso”. Ela não se comprometeu a divulgar o discurso preparado para a conferência, dizendo que não entende por que isso seria necessário.

Na maioria das vezes, a Casa Branca envia uma transcrição dos comentários do presidente, que podem diferir do que é mostrado em um teleprompter antes de um discurso.

Outro repórter perguntou: “A parte confusa é – por que, se ela e a família (estão) em primeiro lugar, o presidente acha que ela está viva e na sala?”.

“Não acho isso confuso”, respondeu Jean-Pierre. “Acho que muitas pessoas podem falar, às vezes, quando você tem alguém em mente – exatamente isso”, adicionou.

Também destacou que os repórteres deveriam colocar o comentário no “contexto” dele falando com os líderes do Congresso sobre a insegurança alimentar.

Por fim, ela rebateu um questionamento sobre se o presidente acreditava ter lidado com a situação de forma adequada, dizendo que ela havia respondido à pergunta várias vezes “e minha resposta certamente não vai mudar”.

Tami Luhby, da CNN, contribuiu para este relatório.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil