O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu na madrugada desta sexta-feira (2) uma nota elogiando o Senado norte-americano por ter aprovado, pouco antes, um projeto de leoi para suspender o teto da dívida do país até 2025.

A medida havia sido aprovada na Câmara na quarta-feira (31), com 314 votos favoráveis e 117 contra, e agora será enviada Biden para ser sancionada.

“Estou ansioso para sancionar este projeto de lei o mais rápido possível e me dirigir diretamente ao povo americano amanhã”, escreveu o presidente.

Biden mencionou que, nesta noite, “os senadores de ambos os partidos votaram para proteger o progresso econômico duramente conquistado”.

A suspensão do limite da dívida até 2025 elimina a ameaça de inadimplência até depois da eleição presidencial. Segundo Biden, os senadores “demonstraram mais uma vez que a América é uma nação que paga suas contas e cumpre suas obrigações”.

Ainda de acordo com o presidente, o projeto aprovado “protege os cuidados de saúde e a segurança da aposentadoria das pessoas, protegendo programas fundamentais” na área de seguridade social. “Ele [o projeto] protege investimentos vitais em famílias trabalhadoras que ajudam a fortalecer nosso país – desde cuidados infantis e educação até segurança pública.”

“Nosso trabalho está longe de terminar, mas este acordo é um passo crítico e um lembrete do que é possível quando agimos no melhor interesse de nosso país”, acrescentou Biden.

(Publicado por Fábio Mathias)

Fonte: CNN Brasil