Os bastidores do primeiro debate da corrida eleitoral com transmissão pela televisão, que ficou marcado por briga entre apoiadores e ataques diretos entre Lula e Bolsonaro, e a agenda dos candidatos estão entre os destaques desta segunda-feira (29).

Briga nos bastidores e ataques diretos entre Lula e Bolsonaro marcam 1º debate na TV

Uma briga nos bastidores e ataques diretos entre os candidatos à Presidência mais bem colocados no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva marcaram o primeiro debate da corrida eleitoral com transmissão pela televisão, realizado na noite deste domingo (28).

O encontro, organizado pela TV Bandeirantes em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura, contou com a participação de seis presidenciáveis: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Pouco depois do início do evento, o deputado federal André Janones (Avante-MG), apoiador de Lula, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apoiador do presidente Bolsonaro, trocaram ofensas nos bastidores do debate.

Ao longo do embate televisivo, tanto Bolsonaro como Lula tiveram direito de reposta concedido pelos organizadores do debate após ataques que receberam um do outro. O presidente foi o primeiro a reagir, depois de ser criticado pelo candidato petista pela imposição de sigilo de cem anos no acesso a informações do governo, incluindo visitas recebidas por Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Agenda dos candidatos: Lula encontra eurodeputados e Bolsonaro dá entrevista a rádio

A terceira semana de campanha eleitoral começa nesta segunda-feira (29), e os candidatos recomeçam a maratona de compromissos depois do primeiro debate presidencial na televisão, realizado na noite de domingo (28).

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontra com eurodeputados em São Paulo em um hotel na região central. O assunto da reunião não foi informado.

Jair Bolsonaro (PL) começa a semana participando, às 7 horas, de sabatina realizada pela rádio Jovem Pan. Ainda de manhã, ele volta para Brasília e participa da Cerimônia de Apresentação de Cartas Credenciais dos Novos Embaixadores.

Ciro Gomes (PDT) tem só um compromisso de campanha nesta segunda: um encontro com membros da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), em São Paulo.

Simone Tebet (MDB) terá visitas a entidades sociais ao lado de sua vice, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), em São Paulo e, às 20h, inaugura a série de entrevistas com os presidenciáveis realizada pela CNN.

Congresso precisa votar cinco Medidas Provisórias antes das eleições

Após mais de 20 dias sem sessão de votação em plenário, a Câmara dos Deputados deve retomar, nesta segunda-feira (29), as atividades deliberativas em um esforço concentrado. Isso acontece devido a liberação dos parlamentares para a campanha eleitoral nas bases estaduais.

E em meio disso, há um acúmulo de medidas provisórias com prazo final de vigência nesta primeira semana de setembro e na última, antes do dia da eleição, que acontece em 2 de outubro.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que também é candidato à reeleição, já convocou sessão para às 17h desta segunda para analisar esses textos pendentes, mas antes deve se reunir com líderes para definição da pauta diária. Após a votação pelos deputados, as medidas provisórias precisam ser discutidas e votadas pelo Senado.

Chile alerta para risco de colapso em mina após surgimento de cratera

Autoridades do Chile alertaram que a área ao redor de uma mina de cobre onde uma cratera apareceu de repente corre alto risco de colapso e estabeleceu um perímetro de segurança.

Agências governamentais e os proprietários da mina estão estudando o que causou o aparecimento no final de julho do misterioso buraco que mede 36,5 metros de diâmetro.

A área corre alto risco de novas rachaduras ou afundamento perto da mina de Alcaparrosa, cerca de 665 km ao norte da capital Santiago, determinou na noite de sábado (27) o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região do Atacama, no norte do país.

Protesto de apoiadores da vice-presidente da Argentina tem 14 policiais feridos

A polícia disparou gás lacrimogêneo em Buenos Aires, na Argentina, no sábado (27), quando entrou em confronto com apoiadores da vice-presidente Cristina Fernandez de Kirchner, dias depois que os promotores pediram uma sentença de 12 anos de prisão contra ela por suposta corrupção.

A agência de notícias oficial da Argentina Télam informou que a polícia usou bastões e gás lacrimogêneo contra os manifestantes depois que um grupo de pessoas derrubou cercas que o governo da cidade ordenou que fossem colocadas perto da residência da vice-presidente.

Pelo menos 14 policiais ficaram feridos no confronto, segundo Felipe Miguel, chefe de gabinete do governo de Buenos Aires. Quatro manifestantes foram presos após o incidente, disse o governo local.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

Fonte: CNN Brasil