• Adam Durbin
  • Da BBC News

Há 1 hora

Mural com ginasta em prédio bombardeado em Borodyanka

Crédito, Getty Images

Banksy postou em seu Instagram foto do mural com ginasta em Borodyanka

O famoso grafiteiro Banksy revelou seu mais recente trabalho: um mural pintado com estêncil em um prédio arrasado por bombardeios na Ucrânia.

Banksy postou uma foto no Instagram da sua nova obra de arte — uma ginasta em meio a escombros na cidade de Borodyanka.

Antes de a foto ser publicada no Instagram de Banksy, já havia especulação de que ele pudesse estar trabalhando em cidades ucranianas, já que outras obras semelhantes foram vistas pelo país.

O grafiteiro postou três imagens do mural da ginasta nos destroços do bombardeio russo com uma legenda: “Borodyanka, Ucrânia”.

Borodyanka foi um dos lugares mais atingidos por bombardeios russos logo que iniciou a invasão de 24 de fevereiro.

Soldados russos ocuparam a cidade — que fica cerca de 48 quilômetros a noroeste da capital da Ucrânia, Kyiv — por semanas na fase inicial da guerra. Em abril, Borodyanka foi finalmente libertada pela Ucrânia.

Mural em Borodyanka mostra Putin sendo derrotado no judô por uma criança

Crédito, Getty Images

Mural em Borodyanka mostra Putin sendo derrotado no judô por uma criança mas autoria de Banksy não é confirmada

O experiente editor da BBC Jeremy Bowen, que visitou Borodyanka depois que a cidade foi recapturada, disse que a destruição causada pelo bombardeio russo foi a pior que ele viu na Ucrânia.

Várias testemunhas disseram que as tropas russas impediram moradores de tentarem resgatar sobreviventes de prédios destruídos, ameaçando-os com armas.

A BBC também ouviu o relato de um policial local que perdeu seis integrantes da sua família — sua mãe, pai, irmão, avó, esposa e filha de um ano — em um único ataque russo.

Outro mural, que não foi reconhecido oficialmente por Banksy, mostra um homem parecido com Vladimir Putin sendo derrotado por uma criança com um golpe de judô. O presidente russo é faixa-preta de judô e famoso por admirar a arte marcial.

A terceira obra de arte que parece ter sido pintada por Banksy mostra uma ginasta rítmica feminina, usando um colar cervical, se apresentando com uma fita em cima de um buraco na lateral de um prédio em Irpin.

Mural de uma ginasta com um colar cervical acenando uma fita é visto na parede de um prédio destruído em Irpin

Crédito, Getty Images

A cidade, que fica nos arredores de Kiev, foi palco de um famoso massacre de centenas de civis por tropas russas.

Uma quarta obra, também no estilo de Banksy, retrata duas crianças sentadas em um tanque de metal como se fosse uma gangorra.

Banksy é um dos artistas mais famosos do mundo — ainda assim ele consegue manter sua identidade anônima.

Ele ficou famoso por murais em estêncil na cidade inglesa de Bristol no início de 1990. Ao longo dos anos, ele pintou murais em Londres, Paris e Nova York.

O “artista de rua guerrilheiro”, como às vezes é chamado, tem uma legião de fãs que inclui celebridades.

Fonte: BBC