Após anos de pesquisa, desenvolvimento e testes, o primeiro grande jato de passageiros da China parece pronto para fazer seu voo comercial inaugural no próximo domingo (28).

A China Eastern Airlines será a primeira cliente do novo C919 de fuselagem estreita.

De acordo com o aplicativo da companhia aérea, o voo MU 9191 partirá do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao às 10h45, horário local (21h45 do sábado de Brasília), chegando ao Aeroporto Internacional da Capital de Pequim às 13h10 (0h10 de Brasília).

Em uma mensagem postada em seu aplicativo, a China Eastern Airlines disse que escolherá os passageiros por meio de um sorteio envolvendo aqueles que se inscreveram para embarcar no voo inaugural.

Construído pela Corporação de Aeronaves Comerciais da China (Comac, em inglês), o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 e nos meses seguintes passou por uma série de voos de teste.

A aeronave bimotora de corredor único tem 164 assentos em uma configuração de cabine de duas classes, composta por assentos executivos e econômicos.

Com um alcance de até 5.555 quilômetros, o C919 enfrentará as duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo: Airbus e Boeing. Será um concorrente direto de seus jatos A320 e B737, usados ​​para voos domésticos e regionais internacionais.

De acordo com o Relatório de Progresso de Ciência e Tecnologia de Xangai de 2022, emitido pelo governo local, 32 clientes fizeram um total de 1.035 pedidos para o avião chinês até o fim de 2022.

Muitos dos principais elementos do avião, como nariz, fuselagem, asa externa, estabilizador vertical e estabilizador horizontal, foram projetados pela Comac.

No entanto, a companhia contratou empresas ocidentais para ajudar com alguns componentes. Isso inclui os motores Leap-1C do avião, que foram desenvolvidos pela CFM International, um consórcio entre a General Electric (GE) e o grupo industrial francês de alta tecnologia Safran.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil