As autoridades venezianas estão investigando depois que uma mancha de água verde fluorescente apareceu no famoso Grande Canal na manhã deste domingo (28).

“Esta manhã, uma mancha de líquido verde fosforescente apareceu no Grande Canal de Veneza, relatada por alguns moradores perto da Ponte Rialto. O prefeito convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido”, escreveu o presidente regional do Vêneto, Luca Zaia, no Twitter.

O porta-voz do prefeito local disse à CNN que eles imediatamente coletaram amostras de água, revisaram as fitas de vigilância do CCTV e perguntaram aos pilotos de gondoleiros e motoristas de barcos locais se eles viram alguma suspeita, antes de convocar uma reunião de emergência para investigar a causa da água verde, observando que nenhum grupo ambiental havia reivindicado a responsabilidade.

A bolha verde foi notada pela primeira vez por volta das 9h30 CET (4h30 no horário de Brasília) e cresceu lentamente, de acordo com várias imagens postadas nas mídias sociais, que mostraram gôndolas, táxis aquáticos e barcos de ônibus aquáticos deslizando pela substância esmeralda.

O vereador Andrea Pegoraro culpou imediatamente os ativistas ambientais que vêm atacando patrimônios culturais italianos nos últimos meses.

O grupo Ultima Generazione, que derramou carvão na Fontana di Trevi em Roma no fim de semana passado, disse à CNN quando questionado se eles estavam atrás da água verde: “Não fomos nós”.

O corpo de bombeiros da Itália tuitou que estava ajudando a fornecer “amostras e assistência técnica” à ARPA Veneto, a agência regional que supervisiona o estado ambiental do Grande Canal, que está “conduzindo análises para estabelecer a natureza da substância na água. ”

Várias teorias surgiram online, incluindo que poderia ser algas ou uma substância dispersada ilegalmente no canal.

Esta não é a primeira vez que o Grande Canal de Veneza sofre uma alteração de cor.

Em 1968, o artista argentino Nicolás García Uriburu tingiu as águas do canal de verde com um corante fluorescente chamado Fluoresceína, durante a Bienal anual de Veneza. O movimento foi projetado para chamar a atenção para questões ecológicas e a relação entre natureza e civilização.

A curiosa coloração surge quando a cidade celebra o evento do barco Vogalonga, criado para combater o movimento das ondas e restaurar as tradições venezianas e ajudar a espalhar a atenção para o meio ambiente e a natureza, bem como a Bienal de arquitetura, inaugurada no último fim de semana.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil