As autoridades sanitárias na China disseram nesta quinta-feira (23) que a epidemia de Covid-19 no país “basicamente” acabou, mas ainda não completamente, pois encontrou sete casos importados da variante XBB.1.5, altamente transmissível, desde 8 de janeiro.

Durante um evento de notícias com vários departamentos presentes, as autoridades disseram que a “grande vitória decisiva” da China sobre a Covid deu um exemplo para nações populosas na prevenção e controle.

Na semana passada, os principais líderes da China afirmaram ter a menor taxa de fatalidade do mundo, embora os especialistas tenham questionado os dados à medida que o vírus surgiu em todo o país recentemente, após ter sido mantido à distância por três anos.

O país fortaleceu seu sistema de saúde em antecipação à propagação do vírus para as áreas rurais. As autoridades disseram na conferência de imprensa de quinta-feira que os leitos de cuidados críticos haviam se expandido de 198.000 para 404.000.

Funcionários e especialistas em saúde também estavam monitorando a sub-variante XBB.1.5 da Ômicron por meses. Em 4 de janeiro, os dados não tinham mostrado que nenhuma nova variante tinha sido encontrada no país.

As autoridades disseram nesta quinta que um caso local da variante estava ligado a um caso importado em 3 de fevereiro.

Fonte: CNN Brasil