O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse, nesta terça-feira (6), que a comemoração dos 200 anos de Independência no feriado de 7 de Setembro será uma “grande festa cívica de todos os brasileiros em clima de paz e harmonia”.

Durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Aras disse que em 2021 o feriado foi “pacífico” e que neste ano, assim o será novamente.

“Nós ampliamos muito a integração do Conselho Nacional do Ministério Público com o CNJ. Isso se fez, inclusive, em 2021, quando asseguramos um 7 de Setembro pacífico, como haveremos de viver amanhã também com uma grande festa cívica de todos os brasileiros em clima de paz e harmonia. Este é um trabalho conjunto”, disse Aras.

Apesar da declaração do procurador-geral da República, houve preocupação no feriado de 7 de Setembro do ano passado, quando caminhoneiros começaram a ocupar a Esplanada dos Ministérios desde a madrugada, causando receio no Supremo Tribunal Federal de que esses veículos poderiam ser usados e alguma eventual agressão contra a sede do STF.

Neste ano, a Secretaria de Segurança Pública do DF ampliou as medidas para garantir mais segurança durante os atos em Brasília.

A Esplanada já está fechada para carros desde a noite de segunda-feira (6). Além disso, haverá snipers e equipes antibombas no local, informou a secretaria em nota, além de um monitoramento nas rodovias para acompanhar caravanas que cheguem ao Distrito Federal.

No dia do desfile, haverá pontos de revista no acesso ao local e estará proibida a entrada de pessoas com armas, mastros e itens inflamáveis.

Nesta quarta-feira (7), durante o feriado de 7 de Setembro, o procurador-geral da República Augusto Aras, e sua equipe estarão de plantão, na PGR. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, estará no Tribunal Superior Eleitoral, também de plantão.

Fonte: CNN Brasil