O Maracanã só trará más lembranças para o Atlético-MG em 2022. Neste sábado (15), em seu terceiro compromisso deste ano no emblemático estádio, o clube mineiro voltou a sofrer uma derrota, agora para o Flamengo, por 1 a 0, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Everton Cebolinha marcou o único gol da partida.

O Galo perdeu outras duas partidas no Maracanã em 2022, ambas de modo traumático: a eliminação para o mesmo Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil (2 a 0) e a derrota por 5 a 3 para o Fluminense. Agora, não conseguiu aproveitar que o adversário tinha foco em outra competição, a Copa do Brasil, e estava escalado basicamente com os reservas.

Com apenas dois titulares, pois decidirá o torneio mata-mata com o Corinthians na próxima quarta-feira (19), o Flamengo subiu para o terceiro lugar com a vitória, chegando aos 57 pontos e ampliando o seu bom momento na temporada, com 3 vitórias e 2 empates.

O time segue então fortalecido na briga pelas taças da Copa do Brasil e da Libertadores, assim como busca por melhores colocações na tabela, já que atingir o líder Palmeiras, hoje com 67 pontos, é uma missão improvável.

Everton Cebolinha liderou a jovem formação do Rubro-Negro, que teve 11 dos 12 reservas como jogadores advindos das divisões de base. No clube desde o meio da temporada, ele ainda busca seu espaço no elenco, tendo marcado apenas o segundo gol em 23 jogos pela equipe.

Já o Atlético-MG ampliou a má fase na temporada, que pode ser considerada decepcionante. O time segue na briga por um lugar na próxima Copa Libertadores, que distribui seis vagas através do Brasileirão, mas deve classificar até o oitavo colocado devido a outras competições. O Galo é, hoje, o sétimo colocado, com 47 pontos, posto ocupado desde a 20ª rodada.

Neste sábado, o time mineiro adotou uma postura defensiva de início, só mudando de estratégia no segundo tempo, quando já perdia por 1 a 0. Mas todo o controle da posse de bola exibido na etapa final rendeu poucas oportunidades de gol em um duelo que atraiu 51.179 torcedores ao Maracanã.

Como foi o jogo

Para o confronto, o Atlético-MG teve o retorno de Hulk, recuperado de dores na panturrilha esquerda, na vaga que foi de Sasha na sua ausência. Outras novidades da escalação foram o zagueiro Nathan Silva, escalado por causa da suspensão de Jemerson, e o goleiro Everson, que cumpriu gancho diante do Ceará.

Já o Flamengo, às vésperas de decidir a Copa do Brasil com o Corinthians, só utilizou dois titulares: o goleiro Santos e o volante João Gomes, que estará fora do segundo duelo da final por causa do acúmulo de cartões. Além disso, a equipe carioca não pôde contar com Diego, também suspenso, o que motivou a improvisação de Matheuzinho no meio-campo.

Mas mesmo diante de um Flamengo cheio de reservas, o Atlético adotou cautela na primeira etapa. Para conter a velocidade do adversário, optou por recuar na marcação, feita toda no campo de defesa.

A estratégia até deu certo por algum tempo, ainda que o Rubro-Negro tenha chegado com perigo aos 4 minutos, em jogada pela direita entre Varela e Matheuzinho, que terminou com um chute fraco, mas perigoso, de Victor Hugo, cortado por Nathan Silva.

Depois disso, o Flamengo, apostando bastante em avanços pelas laterais, foi contido pelo adversário. O Galo, porém, tinha pouca força ofensiva, conseguindo uma oportunidade de gol apenas uma vez, após uma rara roubada de bola na intermediária de Keno, que terminou com forte chute de Hulk espalmado pelo goleiro Santos.

Na sequência da jogada, o defensor mostrou segurança para agarrar a bola após disparo de Nacho, aos 33 minutos.

Essa segurança, porém, não apareceu no sistema defensivo atleticano. Aos 37 minutos, Fabrício Bruno cruzou da intermediária, Everson saiu mal da meta, Everton Cebolinha se antecipou ao estático Guga e cabeceou para as redes: 1 a 0 Flamengo.

O atacante flamenguista quase marcou o segundo aos 40 minutos, em chute colocado da entrada da área, mas que parou na boa defesa do goleiro.

Insatisfeito com o primeiro tempo atleticano e tendo perdido Keno por lesão, o técnico Cuca renovou a formação pelas pontas, acionando Pavon e Ademir na volta do intervalo, também sacando Otávio.

O técnico conseguiu, assim, mudar o jogo. O Galo passou a ficar mais tempo com a bola, atuando no campo de ataque, e quase marcou com Nacho, aos 11 minutos da etapa complementar, quando Marinho cortou muito mal um passe de Hulk, dando um presente para o argentino, que só não marcou por causa da difícil defesa de Santos.

Aos 14 minutos, o desvio do cruzamento de Hulk por João Gomes sobrou para Ademir, que cabeceou para nova intervenção decisiva do goleiro do time carioca.

Mas, aos poucos, a pressão do Atlético-MG foi arrefecendo, e o Flamengo começou a encaixar contra-ataques perigosos, perdendo chance incrível aos 29 minutos, quando Mateusão, de frente para Everson, furou o cruzamento de Victor Hugo.

Cuca ainda acionou mais dois atacantes: Vargas e Alan Kardec, tirando Nacho e Hulk, além de ter promovido a volta de Mariano, recuperado de lesão. Mas o Atlético-MG pouco criou e não teve forças para evitar nova derrota no Maracanã.

Agenda

O Flamengo concentra de vez suas atenções para a finalíssima da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (19), no Maracanã, diante do Corinthians. Depois, no sábado (22), visitará o América-MG, no Independência, pela 33ª rodada do Brasileirão.

O Atlético-MG voltará a jogar na segunda-feira seguinte, dia 24 de outubro, contra o Fortaleza, no Castelão, em confronto direto na briga por uma vaga na Libertadores.

Fonte: CNN Brasil