A série vitoriosa do Atlético-MG foi freada. Após ganhar dois jogos seguidos e mirar uma ascensão no Campeonato Brasileiro, não conseguiu sair do 0 a 0 com o Ceará, no Mineirão, neste domingo (9), em partida válida pela 31ª rodada.

Com a igualdade, o Atlético-MG perdeu a chance de atingir a sexta posição, permanecendo no sétimo lugar, com 47 pontos, posto ocupado desde a 20ª rodada, na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

A igualdade sem gols repetiu o placar do primeiro turno, quando os times também não saíram do 0 a 0. E deixou o Ceará com 33 pontos, na 15ª posição e na luta contra o descenso após acumular o quinto compromisso sem vitória no Brasileirão.

Dessa vez, o jogo sem gols refletiu as dificuldades de criação dos times. Presente no campo de ataque, o Atlético-MG pouco conseguiu finalizar de dentro da área do Ceará, que predominou nos lances aéreos, embora tenha cedido 16 escanteios. Já o time visitante, bem postado defensivamente, pouco atacou em um jogo que atraiu 34.718 torcedores ao Mineirão.

Sem gols, o duelo acabou ficando marcado por um grande susto. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Fernando Sobral chegou a ficar desacordado após ter o rosto atingido pela bola, em chute de Dodô. Depois, consciente, deixou o campo em uma ambulância, sendo conduzido a um hospital de Belo Horizonte para a realização de exames.

O confronto também contou com um colorido diferente no uniforme do Atlético-MG. Em ação motivada pelo Outubro Rosa, que divulga a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o time atuou com uma camisa com listras rosas e pretas.

Como foi o jogo

Vindo de duas vitórias seguidas, o Atlético-MG entrou em campo para enfrentar o Ceará com mudança no gol e um ataque todo diferente em relação ao triunfo sobre o Santos. Com Everson suspenso e Hulk reclamando de incômodo na panturrilha, Rafael e Sasha foram escalados por Cuca. O treinador também sacou Pavón e Ademir para as entradas de Keno, ausência na última quarta-feira, e Nacho Fernández, autor do gol que definiu o duelo na Vila Belmiro.

Foi, aliás, com Nacho que o Atlético-MG buscou esquentar o duelo logo no lance inicial, em que seu cruzamento foi bloqueado com o cotovelo por Bruno Pacheco na grande área. Porém, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza consultou o VAR e manteve a marcação de campo, não apontando pênalti.

O lance parecia indicar uma pressão do Atlético-MG, mas ela se concretizou em poucos momentos, como em lances quase consecutivos, aos 14 e aos 16 minutos, em disparos da entrada da área de Zaracho e Sasha. E, aos poucos, o duelo foi esfriando, com o Galo tendo dificuldades na criação, enquanto o Ceará pouco se preocupava em atacar.

Na tentativa mais perigosa do primeiro tempo, aos 31 minutos, Nacho acertou a trave. Mas o lance mais marcante acabou vindo logo depois, aos 32, quando o chute de Dodô acertou o rosto de Richard Coelho. O jogador do Ceará chegou a ficar desacordado, deixando o campo em uma ambulância.

Na retomada do segundo tempo, o Ceará pareceu ensaiar deixar a retranca, apostando em contra-ataques. Foi assim, inclusive, que forçou a aplicação de três cartões amarelos ao Atlético-MG nos 15 minutos iniciais e ainda ameaçou aos 10, com Jô, que ganhou disputa com Jemerson e foi travado por Rafael no momento da finalização.

Assim, para retomar a força do ataque, Cuca acionou Rubens e Alan Kardec do banco de reservas, aos 20 minutos, Ademir e Pavon, aos 27, e Vargas, aos 36. Mas o Atlético-MG insistiu excessivamente em cruzamentos, a maior parte sem perigo, o que lhe rendeu apenas um grande número de escanteios.

Com a bola no chão, teve a chance de definir o duelo aos 43 minutos. Em jogada pela esquerda, Pavon ganhou na velocidade dos marcadores e cruzou para Ademir, que deu um voleio, mas para fora. Aos 46, em jogada individual, o argentino chutou forte da entrada da área, mas para fora, mantendo o placar em 0 a 0.

Agenda

Após o duelo no Mineirão, os times voltarão a jogar no próximo fim de semana. No sábado (15), o Atlético-MG vai visitar o Flamengo, no Maracanã, às 20h30. Jemerson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, será desfalque no Galo. No dia seguinte, o Ceará receberá o Cuiabá no Castelão, às 16h. Os jogos serão válidos pela 32ª rodada do Brasileirão.

Fonte: CNN Brasil