14/01/201802h00Ela tem cabelos louros encaracolados e esvoaçantes e olhos verde-piscina. É famosa local e internacionalmente. Mas a jovem que fará 17 anos em 31 de janeiro não se tornou conhecida por ser cantora, atriz ou blogueira.
A palestina Ahed Tamimi alcançou status de celebridade por enfrentar sistematicamente soldados israelenses na Cisjordânia frente a câmeras desde os 11 anos.
Para os , é uma corajosa heroína, apelidada de “Shirley Temper”, jogo de palavras entre Shirley Temple, a atriz-mirim americana dos anos 1930 que também tinha cachos dourados, e a palavra “temperamento”.Ammar Awad – 1º.jan.2018/ReutersAhed Tamimi ao lado de guardas israelenses em um tribunal militar próximo à CisjordâniaAhed é celebrada em canções, grafites e documentários por suas expressões e gestos de raiva diante dos soldados. Personificaria, para muitos, a resistência dos jovens palestinos contra a ocupação israelense da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental. Já foi condecorada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e recebe declarações de amor em redes sociais.
Para os , no entanto, é uma menina provocadora, manipulada por pais e políticos irresponsáveis, que a colocam em perigo ao enviá-la, sempre com câmeras por perto, para irritar militares israelenses —alguns deles apenas um pouco mais velhos do que ela.

Fonte: Folha de S.Paulo