• Sarah Fowler
  • BBC News

5 fevereiro 2023

Uma foto tirada em 4 de fevereiro de 2023 mostra equipes de resgate durante sua missão perto de Fieberbrunn, no oeste da Áustria

Crédito, Getty Images

Equipes de resgate durante sua missão perto de Fieberbrunn, no oeste da Áustria no sábado (4/2)

Dez pessoas morreram em várias avalanches nos Alpes austríacos e suíços neste fim de semana.

Turistas da Nova Zelândia, China e Alemanha estão entre os mortos em várias estações de esqui diferentes.

As autoridades da Áustria emitiram um alerta de avalanche de nível quatro – o segundo mais alto – após intensa nevasca e vento na área.

Apesar dos avisos, as estações de esqui no oeste da Áustria estão lotadas devido ao período de férias escolares em Viena.

A polícia austríaca anunciou cinco mortes no domingo (5/2), incluindo a de um homem de 59 anos que estava usando um equipamento de limpar a neve na região de Tirol, no oeste do país.

Eles também recuperaram os corpos de um guia de esqui em Sankt Anton am Arlberg e de um homem de 62 anos que praticava esqui cross-country no cume de Hohe Aifner.

No sábado (5/2), um neozelandês de 17 anos, um cidadão chinês de 32 anos e um alemão de 50 anos – que estariam esquiando em pistas de esqui quando as avalanches aconteceram – também foram encontrados mortos.

Na Suíça, uma mulher de 56 anos e um homem de 52 anos também morreram devido à neve instável em Graubuenden, no sudeste, na manhã de sábado. A polícia suíça disse que um terceiro membro do grupo conseguiu escapar.

Avalanches são comuns nos dois países. Segundo a agência de notícias austríaca APA, 30 avalanches foram registradas na região do Tirol somente no sábado – 11 delas envolvendo pessoas.

O nível de alerta de nível quatro da Áustria significa que “avalanches muito grandes são prováveis”. Esse alerta recomenda que esquiadores inexperientes permaneçam em pistas de esqui abertas e que esquiadores experientes fiquem longe de terrenos muito íngremes.

Fonte: BBC