O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), atribuiu nesta quinta-feira (11) a um “erro de preenchimento” a troca de informações sobre sua cor/raça no registro como candidato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Em seu registro neste ano, Mourão se declarou como branco. A informação, porém, contrasta com os dados informados por ele à Justiça Eleitoral em 2018, quando foi eleito na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, informou ser “indígena”. É a segunda vez em que o vice-presidente participa das eleições.

No momento do registro no tribunal, os candidatos são obrigados a informar dados como gênero, estado civil, grau de instrução, nacionalidade e cor/raça. Bolsonaro, por exemplo, se declara branco.

A mudança nos dados foi um “erro de preenchimento”, segundo o vice-presidente em uma publicação feita nesta quinta-feira em suas redes sociais.

“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático. Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, escreveu.

Durante a campanha de 2018, o general declarou durante uma palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul que o Brasil tem uma “certa herança da indolência, que vem da cultura indígena”. Em seguida, afirmou: “Eu sou indígena, minha gente. Meu pai é amazonense”.

General da reserva do Exército, Mourão é natural de Porto Alegre (RS). Em 2018, foi eleito pelo PRTB e migrou para o Republicanos neste ano. No governo Bolsonaro, presidiu o Conselho Nacional da Amazônia.

Mourão foi preterido na escolha do vice para compor a chapa do presidente para as eleições de outubro. O também general Walter Braga Netto (PL), que atuou como ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Defesa, foi o escolhido.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fotos: Os candidatos a vice-presidente da República

*Publicado por Estêvão Bertoni

Fonte: CNN Brasil