Forças militares russas tomaram a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, nesta sexta-feira (4), de acordo com a Inspetoria Reguladora Nuclear ucraniana. As condições das unidades de energia e os requisitos de segurança de operação estão sendo monitorados, disse a Energoatom.

Ainda segundo a Inspetoria, há mortos e feridos entre os ucranianos defensores da usina.

A instalação, maior de energia nuclear na Europa, foi atingida por um incêndio que durou quatro horas e afetou as unidades de geração de energia. O Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu controlar o fogo às 6h20 no horário local (1h20 no horário de Brasília).

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou as forças russas de atacarem intencionalmente na usina.

A investida das forças russas contra o complexo onde fica localizada a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, não alterou os níveis de radioatividade no local, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O ataque, ocorrido nas primeiras horas da manhã desta sexta pelo horário local (por volta de 21h da quinta, dia 23, no horário de Brasília), provocou um incêndio na planta. O fogo começou em um prédio de treinamento do lado de fora do complexo do reator principal, segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.

Logo após a confirmação da ocorrência, havia o temor de que o bombardeio provocasse um vazamento de material radioativo, o que não foi reportado até o momento. Segundo as autoridades ucranianas, um prédio de treinamento fora do perímetro da usina foi atingido.

O porta-voz da usina, Andrii Tuz, afirmou que a central não sofreu nenhum dano crítico, embora apenas uma unidade de geração de energia entre seis esteja operando. Ele ainda declarou que pelo menos uma unidade geradora de energia da usina nuclear foi atingida durante o conflito. “Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, explicou o porta-voz à CNN.

*Com informações de Olga Voitovych, da CNN

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil