Os Estados Unidos e a Rússia não deram sinais de diminuir suas diferenças sobre a Ucrânia e a segurança mais ampla da Europa em negociações em Genebra nesta segunda-feira (10), onde Moscou repetiu exigências que Washington diz não poder aceitar.

A Rússia concentra tropas perto da fronteira com a Ucrânia e exige que a aliança da Otan liderada pelos Estados Unidos exclua a admissão do ex-Estado soviético ou a sua expansão.

“Infelizmente, temos uma grande disparidade em nossas abordagens de princípios para isso. Os EUA e a Rússia, de certa forma, têm visões opostas sobre o que precisa ser feito”, disse o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, em entrevista coletiva.

“Fomos firmes em rejeitar propostas de segurança que simplesmente não são para os Estados Unidos”, disse a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, em uma entrevista por telefone após quase oito horas de conversas com Ryabkov.

No entanto, Sherman comentou a possibilidade de compromissos mútuos, dizendo que Washington estava aberto a discutir implantações de mísseis na Europa, além de limitar o tamanho e o escopo dos exercícios militares.

Washington e Kiev dizem que 100.000 soldados russos deslocados para perto da Ucrânia podem estar preparando uma nova invasão, oito anos depois que a Rússia tomou a península da Crimeia de seu vizinho.

A Rússia nega tais planos e diz que está respondendo ao que chama de comportamento agressivo da Otan e da Ucrânia, que se inclina para o Ocidente e aspira se juntar à aliança.

Ryabkov repetiu uma série de demandas abrangentes, incluindo a proibição de mais expansão da OTAN e o fim de sua atividade nos países da Europa Central e Oriental que aderiram após 1997.

“Para nós, é absolutamente obrigatório garantir que a Ucrânia nunca, nunca se torne membro da OTAN”, disse ele. “Nós não confiamos no outro lado.”

“Precisamos de garantias rígidas, juridicamente vinculativas. Não garantias, não salvaguardas, garantias com todas as palavras, tudo o que deve ser colocado, ‘nunca se tornar um membro da OTAN’. uma questão de segurança nacional da Rússia”, acrescentou.

“Não permitiremos que ninguém feche a política de portas abertas da Otan”, disse Sherman a repórteres, dizendo que os Estados Unidos “não tomarão decisões sobre a Ucrânia sem a Ucrânia, sobre a Europa sem Europa ou sobre a Otan sem a Otan”.

Fonte: CNN Brasil