A expectativa pela liberação da Anvisa para os autotestes contra a Covid-19 e a possibilidade do não comparecimento do presidente Jair Bolsonaro para depoimento na Polícia Federal estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 28 de janeiro de 2022.

Uso de autotestes

Está marcada para hoje (28) a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que deve decidir pela autorização ou não do uso de autotestes contra a Covid-19 no Brasil. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde no último dia 13. Segundo a pasta, os exames seriam uma forma de agilizar os diagnósticos e, consequentemente, o controle da doença.

Depoimento de Bolsonaro

O depoimento presencial do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Polícia Federal sobre o vazamento de informações sigilosas no inquérito que apura ataques ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está marcado para esta sexta. Segundo a analista da CNN Thaís Arbex, porém, Bolsonaro discute com a Advocacia-Geral da União (AGU) a possibilidade de não cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Investigação de preços

A Petrobras defendeu a política de preços dos combustíveis e pediu o arquivamento da investigação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), chamada pela petroleira de “insólita”. A estatal, que aumentou os valores da gasolina e do diesel neste mês, ainda alegou que o preço do petróleo é regulado pelo mercado internacional.

Novo recorde de casos

Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o Brasil bateu o recorde de novos casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, o país registrou 228.954 mil casos da doença – 4 mil a mais que no dia anterior – além de 672 mortes, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Manutenção de leitos

O governo federal autorizou a manutenção de mais de 14 mil leitos em unidades de terapia intensiva destinados a pacientes com Covid-19. A portaria assinada pelo Ministério da Saúde é válida até 28 de fevereiro para todos os estados do país e o Distrito Federal e deve aliviar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), impulsionada pela variante Ômicron.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil