Quando as forças armadas russas lançaram um ataque não provocado à Ucrânia no mês passado, Pequim parecia estar do lado de Moscou, acusando os Estados Unidos e seus aliados da Otan de provocar o conflito ao permitir que seu bloco de segurança se expandisse para o leste.

Agora, enquanto a China enfrenta pressão do Ocidente para condenar a invasão russa, cresce uma narrativa semelhante para falar sobre as intenções dos EUA na Ásia.

Nos últimos dias, altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores da China e influentes publicações do Partido Comunista acusaram os EUA de tentar construir um bloco semelhante à OTAN no Indo-Pacífico, com um aviso oficial de consequências “inimagináveis” se isso acontecer.

Em uma conferência em Pequim no sábado (19), o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Le Yucheng, disse que a crise na Ucrânia pode ser usada como um “espelho” para ver a situação de segurança na região da Ásia-Pacífico.

Le não citou os EUA, mas se referiu explicitamente à estratégia Indo-Pacífico – um plano que o governo Biden detalhou no mês passado para fortalecer o papel dos Estados Unidos na região, por exemplo, apoiando a democracia e reforçando suas alianças e parcerias, inclusive com Taiwan.

Criar “pequenos círculos ou grupos fechados e exclusivos” na região “é tão perigoso quanto a estratégia da Otan de expansão para o leste na Europa”, disse Le no evento na Universidade de Tsinghua, de acordo com uma versão do discurso publicada pelo Ministério das Relações Exteriores da China.

“Se continuar sem controle, traria consequências inimagináveis e, finalmente, levaria a Ásia-Pacífico à beira de um abismo”, disse ele.

As críticas da China à OTAN seguem as tentativas de se retratar como um ator neutro na crise da Ucrânia, recusando-se a denunciar os ataques da Rússia a civis, enquanto enfatiza sua ajuda humanitária à Ucrânia e nega que considere fornecer apoio militar a Moscou.

No entanto, a tentativa da China de traçar paralelos entre a estratégia dos EUA no Indo-Pacífico e a expansão para o leste da OTAN na Europa ecoa os pontos de discussão de Moscou, levantando sérias dúvidas sobre a suposta neutralidade de Pequim.

O líder russo Vladimir Putin tentou repetidamente usar as preocupações com a OTAN para justificar sua brutal invasão da Ucrânia. Agora, especialistas dizem que a China está tentando usar a atual crise na Ucrânia não apenas para ampliar sua visão dos EUA como um suposto instigador de conflitos, seja na Europa ou na Ásia, mas para alertar sobre as consequências se os EUA e os países da região se alinharem contra a China.

China ‘aproveita’ crise

A ênfase de Washington no Indo-Pacífico veio à medida que a China adota uma política externa mais agressiva, aumentando suas reivindicações territoriais, enquanto adota uma linha mais dura em resposta aos desafios percebidos.

Nos últimos anos, a China rejeitou uma decisão do tribunal da ONU que condenava suas vastas reivindicações territoriais no Mar do Sul da China, enquanto continua a militarizar suas posições lá e assediar outros reclamantes. Também aumentou as ameaças ao governo autônomo de Taiwan, com incursões recordes de caças na zona de defesa aérea da ilha nos últimos meses.

“Não é surpresa que a China aproveite a crise da Ucrânia para atacar a estratégia do Indo-Pacífico”, disse Li Mingjiang, professor associado e presidente do reitor em relações internacionais na Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam (RSIS) na Universidade de Cingapura. Universidade Tecnológica de Nanyang.

Li destacou as “ansiedades crescentes” da China sobre o rejuvenescimento do fórum de segurança “Quad” entre Índia, Japão, Austrália e EUA, e do pacto de segurança AUKUS entre Austrália, Reino Unido e EUA, bem como o forte compromisso dos EUA para manter seu papel de longa data na região, delineado na estratégia Indo-Pacífico de Biden no mês passado.

“A intenção é clara – a China quer enviar esta mensagem aos EUA e aos países da região de que a estratégia do Indo-Pacífico e as alianças de segurança americanas também podem gerar algumas dinâmicas de segurança semelhantes às vistas na Europa, envolvendo a Rússia”. disse Li.

Essa mensagem também está sendo enviada antes de uma cúpula “extraordinária” da Otan na quinta-feira (24), onde o presidente dos EUA, Joe Biden, se reunirá com líderes aliados em Bruxelas para discutir a situação na Ucrânia – em outra demonstração da solidariedade marcante do bloco desde o início do A crise.

HMS Spey e HMS Tamar partem para sua missão avançada no Indo-Pacífico
HMS Spey e HMS Tamar partem para sua missão avançada no Indo-Pacífico / Lee Blease/Royal Navy

Uma mensagem para os EUA

As advertências do vice-ministro das Relações Exteriores Le sobre a presença dos EUA no Indo-Pacífico ganharam eco na segunda-feira (21) pelo embaixador chinês na ASEAN, em uma entrevista coletiva em Jacarta.

Lá, o embaixador Deng Xijun acusou os EUA de “criar um conjunto de ‘regras de gangues’ enquanto alegam defender a ordem internacional” e conduzir a região “por um caminho maligno”, segundo a mídia estatal chinesa The Paper.

Um tom semelhante foi adotado em um artigo de opinião no Diário do Exército de Libertação Popular da China, republicado no fim de semana passado no site do influente jornal do Partido Comunista Qiushi, que mirou a estratégia do Indo-Pacífico e disse que a criação de blocos pelos EUA era um “importante razão para o contínuo azedamento e escalada da questão da Ucrânia”.

Esta não é a primeira vez que a China procura estabelecer paralelos entre a estratégia dos EUA no Indo-Pacífico e a da OTAN nos últimos anos, e as preocupações estão no centro de uma postura fundamental que aproximou a Rússia e a China: a sua mútua desconfiança dos EUA.

Isso foi destacado em uma declaração conjunta de 5 mil palavras divulgada semanas antes da invasão da Ucrânia, na qual ambos expressaram sua oposição à “nova expansão da OTAN” e se comprometeram a “permanecer altamente vigilantes sobre o impacto negativo do plano Indo-Pacífico dos Estados Unidos.”

Mas os especialistas apontam que há grandes diferenças entre a OTAN, uma aliança de segurança, e a estratégia dos EUA no Indo-Pacífico, que não é apenas sobre segurança, mas inclui uma série de políticas. Os EUA, com sua extensa fronteira com o Oceano Pacífico e o estado insular do Havaí, também têm territórios no Indo-Pacífico, incluindo Guam.

Outras nações também aumentaram as atividades na região em um esforço para combater a influência da China. No ano passado, a Grã-Bretanha enviou sua maior concentração de poder marítimo e aéreo para exercícios conjuntos no Mar das Filipinas, enquanto a Alemanha enviou um navio de guerra pelo Mar do Sul da China pela primeira vez em quase duas décadas. A França também anunciou no ano passado um plano para aumentar sua cooperação marítima com o Pacífico Sul. A China muitas vezes se opôs a essas ações, condenando o que vê como esforços para contê-la.

A postura chinesa, enquanto isso, ignora o fato de que as parcerias de segurança dos EUA vieram em resposta à rápida modernização militar da China, de acordo com Drew Thompson, pesquisador sênior da Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Cingapura.

Os EUA estão “cada vez mais atraídos por alianças de segurança mais profundas e mais fortes por causa da modernização (militar da China)” e da “falta de abertura e transparência” de Pequim em relação a suas intenções sobre seus vizinhos, disse Thompson.

Mas os líderes da China “não veem uma conexão entre outros países da região contra a modernização militar da China” por meio de relacionamentos com os EUA, acrescentou.

Avião do exército chinês
Um bombardeiro H-6 chinês é interceptado por aviões taiwaneses no Estreito de Taiwan. / Foto: Ministério da Defesa Nacional da China

A questão de Taiwan

Outra questão muito mais próxima territorialmente também pode explicar por que a China está interessada em manifestar suas preocupações sobre os EUA na região da Ásia-Pacífico em meio à crise da Ucrânia – Taiwan.

Isso foi sugerido em uma reunião em vídeo de 110 minutos entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, na sexta-feira (18), onde as preocupações de Xi em relação a Taiwan eram claramente um ponto focal para o lado chinês.

“Algumas pessoas nos EUA enviaram um sinal errado para as forças da ‘independência de Taiwan’. Isso é muito perigoso. A condução incorreta da questão de Taiwan terá um impacto disruptivo nos laços bilaterais”, disse Xi a Biden, de acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores.

Analistas compararam as ameaças autoritárias à Ucrânia e Taiwan, uma ilha autônoma que Pequim reivindica como sua e não descarta a possibilidade de tomá-la à força. No início deste mês, um grupo de ex-oficiais de defesa e segurança dos EUA viajou para Taipei em sinal de apoio americano em meio à crise europeia.

Isso também se conecta com as maiores preocupações da China no Indo-Pacífico, disse Li, do RSIS.

“Se houver um conflito sobre a questão de Taiwan, o pior cenário seria que a China não apenas teria que travar uma guerra contra Taiwan, contra os EUA, mas talvez contra alguns aliados dos EUA também”, ele disse.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil