Após semanas de intensos debates dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os governos da Alemanha e dos Estados Unidos aprovaram o envio de tanques para fortalecer a defesa da Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.

No caso da Alemanha, serão pelo menos 14 tanques modernos do modelo Leopard 2 – outros países europeus podem enviar mais algumas dezenas –, enquanto os Estados Unidos enviarão 31 tanques M1 Abrams – suficientes para equipar cerca de duas companhias –, fabricados nos EUA.

Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, confirmou a remessa nesta quarta-feira (25). O envio já havia sido adiantado por autoridades norte-americanas, revertendo assim a longa resistência de Washington aos pedidos de Kiev por veículos altamente sofisticados, de alta manutenção e com uma logística complexa que, para muitos, será difícil de manter na Ucrânia.

Ainda não está claro qual modelo do tanque M1 Abrams os Estados Unidos enviarão, mas devem levar meses para chegar, disseram altos funcionários do governo, e vão exigir treinamento extensivo das tropas ucranianas sobre como operá-los e repará-los.

Biden também destacou que o Reino Unido enviará seus próprios tanques Challenger 2 – pelo menos 14, segundo o governo britânico – embora não haja detalhes sobre os prazos.

A decisão de Berlim afeta não apenas os possíveis carregamentos de tanques pertencentes ao Bundeswehr, as forças armadas alemãs, mas também as centenas de tanques Leopard 2 em poder de outros países europeus – a Polônia foi o primeiro país a oferecer seu Leopard 2, mas a lista cresceu – e cuja venda ou doação exigiria a aprovação da Alemanha, por ser o país fabricante.

Mas quantos Leopard 2 poderiam ser enviados por países europeus para a Ucrânia, que modelos seriam e quando poderiam estar operacionais?

Compromisso da Alemanha

A Alemanha inicialmente se comprometeu a enviar 14 de seus próprios tanques Leopard 2 para a Ucrânia, de acordo com um comunicado do governo. Esse número é suficiente para equipar uma companhia de tanques no padrão ocidental da Otan, composta por três pelotões (com quatro tanques cada) e mais dois tanques na sede, de acordo com as especificações do Exército dos EUA.

“O objetivo é montar rapidamente dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia”, disse o comunicado, com o restante a ser completado por suprimentos de parceiros europeus.

Cada batalhão, por sua vez, é formado por três ou quatro companhias, num total entre 42 e 56 tanques.

De acordo com o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, os tanques Leopard 2 fornecidos pela Alemanha podem ser implantados operacionalmente na Ucrânia dentro de três meses.

Não está claro quando os tanques Leopard 2 entregues por outros países europeus estariam operacionais, nem quais países os forneceriam e em que quantidade.

Quem poderia fornecer os tanques que faltam

A Polônia, que possui uma grande frota de Leopard 2 A4 e A5, foi o primeiro país a oferecer um porta-aviões (cerca de 14 tanques) para a Ucrânia.

A Holanda, que não possui formalmente tanques Leopard 2, mas arrenda 18 da Alemanha, disse que estava disposta a comprar esses tanques para enviá-los para a Ucrânia, enquanto a Noruega disse que também “contribuiria” entre 4 e 8 tanques.

A Espanha também estaria disposta a enviar tanques Leopard 2, embora em coordenação com seus aliados da Otan, segundo disse a ministra da Defesa, Margarita Robles. Ela não falou em números ou prazos.

Ao todo, há 13 países na Europa, com cerca de 2.000 tanques Leopard 2 – em diferentes estados – em suas forças armadas, de acordo com o think tank do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Quais as capacidades dos tanques Leopard 2

O Leopard 2 é um tanque de batalha principal que entrou em serviço em 1979, mas através de sucessivas modernizações e atualizações continua sendo um dos veículos blindados mais modernos e capazes do mundo.

Está armado com um canhão de cano liso de 120 mm (norma da Otan), pode atingir velocidades de 70 km/h, ou 50 km/h em off-road, com muito boa manobrabilidade, e está protegido por uma blindagem avançada concentrada na frente, de acordo com o fabricante alemão Krauss-Maffei-Wegmann.

Suas variantes mais antigas são o A4 e o A5, enquanto o A7 é o mais avançado e é considerado de linha de frente por seu poder de fogo, mobilidade, blindagem e sistemas de tiro, com capacidade de enfrentar os tanques mais avançados em condições favoráveis.

Os Leopard 2 A4s podem ser identificados pela frente reta de suas torres, enquanto os A5s, A6s e A7s usam um design de blindagem inclinado em um ângulo para maior proteção.

O Leopard 2 foi exportado pela Alemanha para vários países e usado em combate contra forças irregulares no Afeganistão, nos Balcãs e na Síria – usado pela Turquia – , mas uma eventual implantação na Ucrânia seria a primeira vez que enfrentariam tanques russos como o T-72, T-80 e T-90.

Não está claro quais variantes do Leopard 2 serão enviadas para a Ucrânia pela Alemanha e outros usuários europeus deste tanque.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil