Sete jovens ativistas que protestavam contra as mudanças climáticas subiram na Fontana di Trevi, em Roma, no domingo, e jogaram carvão diluído na água para deixá-la preta.

Os manifestantes do grupo “Ultima Generazione” (Última Geração) ergueram cartazes dizendo “não pagaremos por (combustíveis) fósseis” e gritaram “nosso país está morrendo”.

Policiais uniformizados entraram na água para tirar os ativistas, com muitos turistas filmando a ação e alguns curiosos gritando insultos aos manifestantes, mostraram imagens de vídeo.

Em comunicado, o Ultima Generazione pediu o fim dos subsídios públicos aos combustíveis fósseis e vinculou os protestos às inundações mortais na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, nos últimos dias. O grupo disse que uma em cada quatro casas na Itália corre risco de inundação.

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, condenou o protesto, o mais recente de uma série de atos contra obras de arte na Itália.

“Basta desses ataques absurdos ao nosso patrimônio artístico”, escreveu ele no Twitter.

A tradição é que os visitantes joguem moedas na famosa Fontana di Trevi do século 18 para garantir que um dia retornarão a Roma.

Fonte: CNN Brasil