O assessor presidencial ucraniano e negociador nas negociações por um acordo de paz, Mykhailo Podolyak, disse, neste sábado (28), que qualquer acordo com a Rússia não pode ser confiável e que Moscou só pode ser detida em sua invasão pela força.

“Qualquer acordo com a Rússia não vale um centavo quebrado”, escreveu Podolyak no aplicativo de mensagens Telegram.

“É possível negociar com um país que sempre mente de forma cínica e propagandística?”, acrescentou.

Rússia e Ucrânia culparam-se mutuamente depois que as negociações de paz pararam, com as últimas negociações cara a cara conhecidas em 29 de março.

No início deste mês, o Kremlin disse que a Ucrânia estava demonstrando não estar disposta a continuar as negociações, enquanto oficiais de Kiev culpam a Rússia pela falta de progresso.

Na segunda-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que o presidente Vladimir Putin era a única autoridade russa com quem ele estava disposto a se encontrar para discutir como acabar com a guerra.

Putin diz que as forças russas estão em uma operação especial para desmilitarizar a Ucrânia e livrá-la de nacionalistas radicais anti-russos.

A Ucrânia e seus aliados chamam isso de falso pretexto para invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro.

“A Rússia provou que é um país bárbaro que ameaça a segurança mundial”, disse Podolyak. “Um bárbaro só pode ser detido pela força.”

Fonte: CNN Brasil